terça-feira, 18 de dezembro de 2007
12ª Jornada do campeonato do CIF
Laranjada-0 Cosmos-3 (Luís Souza-Pinto 1-0 43', Bruno Pignatelli 2-0 49' e Miguel Matos 3-0 66')
E foi assim como o Cosmos encerrou o ano de 2007, com uma vitória. A 10ª desta época, sendo a par dos Biqueira D'Aço a única equipa invencível no Torneio, mas com a diferença de ter apenas 2 empates contra 5. O 2ª melhor ataque da prova com 32 golos (SOV tem 35) e com Fred no 3º lugar dos melhores marcadores com 9 golos, mas a melhor defesa com apenas 7 tentos consentidos.
Três pontos de vantagem sobre o SOV não são uma vantagem confortável, até porque ainda faltam 22 jogos, mas são suficientes para garantir a justa liderança.
Após a excelente vitória ante o SOV por 3-1 que garantiu o 1º Troféu da temporada, a Super-Taça, o Cosmos conseguiu manter os bons resultados ante o Laranjada.
Apesar de justíssimo o resultado apenas foi conseguido na 2ª parte do encontro.
Alinhando com Pedro Vieira na baliza; Pires, RB e Lourenço na defesa; meio campo composto por Rocha, Luís Souza-Pinto e Aragão, nas alas Domingos na direita e Filipe Fortes na esquerda; jogando no ataque António Souza-Pinto e Horta.
O Cosmos rapidamente mostrou que estava ali para terminar um ano com mais uma vitória! E se apesar da equipa laranja querer mostrar que podia discutir o jogo, cedo se viu que a defesa era quem mais iria facilitar, especialmente o seu guarda redes...
Filipe Fortes desta vez não marcou
Após algumas boas jogadas, coube a Domingos desperdiçar a melhor ocasião do encontro rematando a rasar a barra da baliza adversária.
Luís Souza-Pinto foi mais uma estrela a juntar-se às inúmeras já existentes no Plantel
Com o intervalo vieram 3 substituições de uma só acentada; entram Bruno Pignatelli, Maurício e Ricardo Silva, saíndo Horta, António Souza-Pinto e Domingos. Apesar de terem sido dois substitutos a marcarem os golos, não significa que o Cosmos tenha estado mal na 1ª parte, bem pelo contrário! E foi aos 8 mins da 2ª parte que se deu o 1º grande momento do jogo; Luís Souza-Pinto, que se tem afirmado com uma classe monumental no meio campo, decidiu arriscar num remate em que apanhou a bola a saltar e rematou para um golo espectacular ainda bem fora da área!
Estava feito o 1º e de uma maneira brilhante! À semelhança de outros tentos desta época, este de Luís será para recordar! Pena não ter sido captado nas melhores condições (as nossas desculpas).
Volvidos 6 mins, Ricardo Silva faz uma grande abertura e num cruzamento perfeito de Filipe, Pignatelli fuzila de cabeça a baliza Laranja.
Os três pontos estavam próximos, mas isto não acalmou o Cosmos, pois ainda ficámos com maior vontade em marcar, especialmente depois de alguns atritos tais como as diversas, estúpidas e desnecessárias vezes que o GR contrário levantou os pitons com maldade.
Aos 52' saiu o Capitão Aragão para o lugar de Miguel Cordovil. Até que o Laranjada mostrou um bocado da sua graça falhando duas ocasiões seguidas aos 23 e 24mins.
Mas o melhor estava para vir; após mais uma boa jogada cósmica, Miguel Cordovill surgiu na área mas foi antecipado pelo GR, que mais interessado em levantar a pata de 300kgs para tentar magoar alguém, acabou por largar a bola, o que permitiu a Miguel fazer talvez o golo mais ridículo como fácil dos últimos tempos. Obrigado Redes! E não foi por ser fácil que marcou, foi porque o mereceu após esta longa paragem.
E assim foi sentenciada a partida, e apesar do nº30 Diego tentar remar contra a maré, nada mais havia a fazer... Quase a terminar houve ainda tempo para Rocha levar o 2º amarelo e ser expulso. Não percebi bem a razão, mas de onde eu estava (bem longe), pareceu uma entrada dura, mas também já ouvi dizer que tocou na bola. Só o árbitro poderá explicar o porquê, sobretudo quando foi agredido pelo adversário que também... levou 2º amarelo...
Zaruto tem vindo a fazer um excelente trabalho na sua estreia como treinador principal do Cosmos.
Parabéns Cosmos! Começamos o ano com mais um jogo vital contra o SOV!
Bom Natal e bom Ano Novo a todos!
Etiquetas:
jogo,
laranjada,
luís. bruno,
miguel
domingo, 9 de dezembro de 2007
A Supertaça já é nossa!
Grande defesa de João Melo a remate de Sá Pinto
Golaço de Aragão a abrir o marcador
Cabeçada de Fred ao poste
Grande Penalidade convertida por Aragão
Segundo penalty convertido por Aragão
A taça e a festa
Parabéns pelo 1º título da época!
sábado, 24 de novembro de 2007
10ª Jornada COSMOS - Incríveis
Resultado Final: 3-0
Marcadores: Aragão, Moura e Horta.
Mais uma vez, na ausência do nosso cronista de serviço, farei o comentário do jogo entre o COSMOS e os Incríveis.
Antes de mais, permitam-me umas palavras sobre os adversários. Em primeiro lugar, de Incríveis têm pouco. Em segundo lugar, aquele equipamento é indescritível. Por último, muito poucas situações de perigo criadas e as de golo iminente foram ainda menos. Mais não tenho para dizer.
O jogo teve pouca história. Um início fulgurante da equipa que veste de encarnado a criar logo ao princípio um punhado de boas ocasiões para marcar, nenhuma delas aproveitada pelos avançados titulares: Fred, António e Filipe. Um cabeceamento aqui, um remate para ali, mas tudo sem um final feliz. Já a meio da 1ªparte, Luís Souza Pinto, na marcação de um livre directo envia a bola com estrondo ao poste direito. O guarda redes estava batido mas o zero a zero mantinha-se.
Foi também através de um lance de bola parada que o marcador de serviço de pontapés de canto do lado esquerdo, Aragão Pinto, surpreende todos ao enviar a bola directamente para dentro da baliza. Estava feito o 1-0, resultado que iria fechar a primeira parte no estádio Pinto Basto.
A segunda parte avizinhava-se complicada devido ao facto da nossa equipa ir jogar contra um adversário que ainda pretendia ganhar o jogo, mas principalmente porque se iria jogar contra o vento... Zaruto fez entrar Maurício, Horta e Pina retirando Domingos, António e o guarda redes(peço desculpa, mas não me lembro do nome). O jogo começou morno, mas a toada foi semelhante à primeira parte. Muito domínio da nossa parte, mais posse de bola, mais remates e mais oportunidades. Essas oportunidades resultaram em 2 golos. O primeiro por Moura a corresponder bem a mais um canto de Aragão. A forte luminosidade prejudicou a acção do operador de câmara que assim não registou como queria este lance.
O terceiro e último golo do dia foi apontado por Horta que assim se estreia, esta época, nos marcadores de golos em jogos oficiais do Cosmos. O experiente avançado, após boa iniciativa na esquerda de Maurício e Filipe, recebe a bola no centro da área , tira um adversário da frente e fuzila o "incrível" guarda redes.
Numa jornada em que os Biqueira D'Aço, S.O.V, SD.76, e mais alguns adversários directos, perderam pontos esta vitória serve para continuarmos no topo da tabela classificativa e progressivamente nos irmos afastando dos perseguidores. Para a semana temos um jogo complicado contra o S.D.76, actualmente em 5º no campeonato mas com a defesa menos batida. E o primeiro lugar continua nosso!
terça-feira, 13 de novembro de 2007
Jogo com o S.Domingos
Na ausência do habitual cronista, a análise e comentários deste último jogo ficaram a meu cargo. Sendo eu apenas um operador de imagem, aliás como poderão verificar mais à frente um péssimo exemplar, não tirei notas, pelo que tudo o que escrever será fruto da memória de alguém que bebeu mais do que devia na noite anterior...(o que também pode explicar a deficiente cobertura audiovisual do encontro).
Felizmente a história do jogo é simples e curta. O Cosmos sem alguns titulares habituais, casos de João Melo(castigado), Janeca, Horta e Filipe (opções técnicas?),teve uma entrada de leão, quando ainda os muitos adeptos cósmicos se acomodavam nas desconfortáveis bancadas do estádio Pinto Basto (Para quando cadeiras?), o que fez com que o Cosmos se adiantasse no marcador no primeiro minuto! O golo foi da autoria de Maurício, o homem do jogo, a aproveitar a desconcentração da defesa contrária. O golo, com algum esforço, consegue-se ver no vídeo que se segue. As minhas desculpas ao artista, mas a sua rapidez dificultou-me o trabalho.
Pouco tempo depois numa jogada rápida pela esquerda do ataque do Cosmos, um soberbo passe de alguém que poderá reivindicá-lo nos comentários, isola o presidente que na cara do guarda redes, e em prejuízo da sua saúde, atira para o fundo das redes. Um golo de belo efeito a premiar o jogo colectivo do Cosmos. Mais uma vez, o repórter no terreno, a braços com uma dor de cabeça pouco saudável, apenas conseguiu apanhar o fim da jogada. Pela segunda vez me desculpo...
Mais uns minutos volvidos e eis que outro artista resolve aparecer. Um homem vestido de preto, com um apito na boca, quiçá devoto de S.Domingos. Num lance na área para onde atacava o Cosmos, Maurício é rasteirado quando se preparava para fazer pela segunda vez o gosto ao pé.
Para quem vê mal é de se ficar surpreendido com a visão apurada que o mesmo árbitro teve na área contrária quando num lance passível de livre indirecto a castigar uma "suposta" infracção de Moura, aponta para a marca de grande penalidade. Um dos 5 chineses(os outros 6 eram Campeões...) que compunham a equipa de S.Domingos quis colocar a bola milimetricamente no canto superior esquerdo e perdeu uma chance de reduzir o placar.
Mas falhar golos não é uma prática à qual Maurício se dedique pois após uma magnífica recepção de bola retira um defesa da frente e com toda a calma do mundo manda o guarda redes sentar-se e atira a contar. Era o momento da tarde para um jogador muito acarinhado pela massa associativa.
O jogo contava 3 golos, todos para o Cosmos, mas os rapazes treinados por Zaruto não pareciam estar satisfeitos. Fred, o goleador mor da equipa, provou isso mesmo ao finalizar uma jogada em que mais uma vez o repórter apenas captura o momento final.
Para compensar ficaram filmados estes dois lances: O primeiro é um remate de Maurício ao poste depois de uma abertura excelente de Luís S.Pinto (que jogador!). O segundo lance é um livre directo superiormente marcado por Fred ao qual o guarda redes contrário respondeu com uma defesa de grande nível.
A segunda parte foi fraca e dos fracos não reza a história. Apenas um penalty para o S.Domingos a punir uma entrada de Manel Pinto que serviu para fixar o marcador num justo 4-1 para o Cosmos. E o primeiro lugar é nosso!
Etiquetas:
fred,
jogo,
manel pinto,
maurício,
s.domingos
sábado, 27 de outubro de 2007
Tributo a Ricardo Matos
Em vésperas do difícil encontro ante os Biqueira D'Aço e a pedido do próprio, aqui vai uma justa homenagem ao trinco do Cosmos! Gennaro Ricardo Gattuso Matos. Quando se fala em mística é inevitável falar-se deste jogador. Trinco aguerrido, este "lutador de campo" não dá um centímetro ao adversário que marca impiedosamente para depois poder lançar os seus companheiros mais avançados no terreno em jogadas perigosas.
Com Ricardo em campo, a equipa fica a ganhar no que refere à luta pelo poder do miolo. Além de líder, é um jogador temperamental que gosta de impor respeito desde o 1º ao último segundo de cada desafio. É claramente um dos pilares dos Cósmicos.
Nos tempos livres gosta de passear com a família, ir ao cinema, ouvir Iron Maiden e comer bolas de Berlin.
segunda-feira, 22 de outubro de 2007
5ª Jornada do Campeonato do CIF
Cosmos-2 Amigos do CDUL-0 (1-0 Fred 26' e 2-0 Janeca 31')
A Equipa do Cosmos partia para esta jornada com a vontade de manter o 1º lugar. O adversário de hoje eram os Amigos do CDUL que esta época, segundo ouvi dizer, se reforçou bem.
O Cosmos entrou com:
Guarda Redes
30-Monteiro
Defesa:
7-Janeca, 13-Moura 4-Pires
Meio Campo:
22-Ricardo Matos, 71-Luís Souza-Pinto, 8-Aragão (Cap), 28-Lourenço na direita e 10-Filipe na esquerda
Ataque:
12-Horta e 11-Fred
Suplentes:
16-António Souza-Pinto, 2-Peres, 24-RB e 27-Rocha.
A partida até começou bem para os Cósmicos, com Fred que atravessa um excelente momento de forma a proporcionar ao guarda redes contrário uma defesa para canto logo no 1ºmin do encontro. Dois minutos mais tarde, Filipe tenta antecipar-se ao redes mas caba por falta.
Os Amigos do CDUL responderam com um remate por cima da baliza hoje à guarda de Monteiro.
Após esta fase inicial de maior pressão do Cosmos, os ACDUL foram começando a estabilizar e impôr o seu jogo com mais dois remates perigosos, aproveitando o talento do seu número 7 Quim.
Os ACDUL tomaram então conta do jogo e Monteiro começou a ser posto em acção com uma boa defesa para canto e uma saída a fazer a mancha a um opositor.
Aos 11mins resposta da nossa Equipa com um bom trabalho de Fred que veio buscar jogo à esquerda e cruzou para Horta que, pressionado por um defesa, não conseguiu dar o maior seguimento à jogada, mas a bola foi para a Lourenço Beirão da Veiga que remata violentamente... para as nuvens.
No minuto seguinte novamente os ACDUL a criarem perigo perigo com a defesa do Cosmos a conseguir resolver in extremis.
Esta fase correspondeu com a pior fase do Cosmos na partida. Completamente irreconhecíveis! Adormecidos começaram a ver jogar até que Ricardo Matos teve de se impor com uma "falta-útil" a meio campo, evitando assim uma perigosíssima saída para o contra-ataque por parte do adversário.
Destaque neste período para uma simulação de um amigo do CDUL num lance em que Lourenço até pode ter levantado um pouco o pé e cometer pé em riste, mas nem lhe tocou, e muito menos justificou o berro que ouvi, bastante longe na bancada, como se fosse aos meus ouvidos.
Aos 26 minutos o lance que mudou o rumo da partida; falta perto da quina do lado esquerdo da área CDUL que o Capitão do Cosmos decidiu aproveitar com o seu talento, rematando com muita força, o guardião apenas consegui desviar a bola para o poste e Fred, uma vez mais no sítio certo, decide aproveitar e pôr a bola no fundo das redes! Totalmente contra a corrente do jogo e de forma injusta, o Cosmos chegava à vantagem!
Seguiu-se uma fase confusa do jogo com os ACDUL a acusarem o tento sofrido, e após alguns minutos assim, apareceu o momento do jogo; numa insitsência do ataque do lado direito a bola sobra a saltitar para Janeca à entrada da quina da área para rematar uma bomba num remate cruzado sem preparação que entrou quase junto ao ângulo mais longe! Um GOLAÇO que felizmente está imortalizado neste filme do Director de Imagem Miguel Sousa Machado! Foi sem dúvida um grande momento, pois além de bonito foi decisivo! Se o 1º golo veio parar com muita sorte à equipa do Cosmos, o 2º ainda mais, pois o resultado com se chegou ao intervalo é demasiado pesado para os Amigos do CDUL...
Antes do descanso, houve ainda tempo para uma trca de mimos entre Ricardo Matos e um jogador adeversário, que provavelmente estava psicologicamente menos estável com a desvantagem.
Ao intervalo saíram Janeca para entrar RB, Horta e entrou António Souza-Pinto e Ricardo Matos para entrar Peres. Fred passou a jogar nas costas de António S.P.
À semelhança da 1ª parte, entrámos bem na partida e o 3-0 por muito pouco não aconteceu com um rsmate cruzado de Filipe.
Aos 40 mins amarelo para Pires numa falta já próxima da área.
Os Amigos de CDUL voltaram à carga com dois remates à baliza mas sem muito perigo.
Houve tempo para mais uma estreia, Fred saiu aos 43mins e deu entrada a Rocha que veio dar alguma vivacidade ao ataque Cósmico.
Até ao fim do jogo, houve ainda tempo para Fred reentrar na partida para o lugar de Filipe; uma boa jogada de Aragão com um grande remate por cia e um lance muito mal interpretado pelo árbitro que considerou atraso um corte dum dos nossos defesas. Felizmente a bola foi interceptada pela barreira, pois caso fosse golo, o fim do jogo iria ser bastante dramático.
Para terminar gostaria de dar os parabéns ao COSMOS pela vitória apesar de ser melhor o reultado que a exibição. É um resultado enganador, porque quem vir apenas o 2-0 não vai certamente aperceber-se das dificuldades que atravessámos...
Mantivemo-nos no 1º lugar que é o que interessa! E sábado contra os B. Aço é para somar mais 3 pontos!!
4ª Jornada do Campeonato do CIF
Canarinhos-2 Cosmos-4 (Auto golo 0-1, Maurício 0-2, Filipe 2-3 e Fred 2-4)
O Cosmos entrou com:
Guarda Redes:
1-Pina
Defesa:
24-RB, 13-Moura e 4-Pires;
Meio Campo:
21-Domingos à direita e 10-Filipe à esquerda, 2-Peres, 14-Ricardo Silva e
18-Manel Pinto (cap)
Avançados:
11-Fred e Mauricio
Suplentes:
Bruno, 7-Janeca e 20-Zaruto
Devido à minha ausência, a crónica cabe a Manuel Pinto:
"Na jornada que acabou por ditar o regresso ao primeiro lugar, o Cosmos apresentou-se estreando esta época os "experientes" Bruno e Mauricio. Um jogo duro contra uma equipa que se reforçou face ao ano passado e que o cosmos tornou mais dificil complicando nas suas jogadas de ataque.O meio campo não conseguiu rodar a bola, a defesa não tinha alternativas e abusava dos lançamentos e os avançados estavam os 4 muito colados à defesa dos Canarinhos. Situação que se manteve quase durante o jogo todo sem que o cosmos conseguisse retificar estes erros para que pudesse ter um jogo mais tranquilo. Mesmo assim, iamos conseguindo chegar lá à frente com alguma facilidade tendo conseguido o 2-0 (e mais ficaram por marcar) depois de um auto golo e de um belo lance do mauricio, à antiga e a mostrar que se encontra em boa forma.Só não fomos com este resultado para o intervalo porque fizemos um penalti desnecessário que permitiu o 2-1 para os Canarinhos. Na segunda parte entrou Bruno e Janeca para os lugares de Peres e RB.Com estas substituições queriamos ganhar peso e experiência no meio campo. No entanto, com uma péssima entrada na segunda parte tivemos os piores 15/20 minutos da época. Permitimos o empate aos Canarinhos e mais dois lances que podiam ter dado o 3-2 ao adversário que só por muita sorte nossa não aconteceu. A acrescer, o nosso querido Bruno foi expulso!!! Expulsão directa por entrada dura num lance em que o árbitro mostrou claramente o critério seguido durante todo o jogo... Este lance acabou por marcar o jogo já que mais uma vez mostrámos que com 10 (ou menos) ganhamos sempre.A equipa uniu-se, e com o mister zaruto já em campo ganhou "tranquilidade" tendo começado a jogara. Num grande lance o Filipe conseguiu marcar um gd golo (apesar de eu achar que só é golo porque na baliza estava um marco tábuas de meio metro de altura!!) e acalmar a equipa.Os canarinhos subiram para tentar o empate mas nada conseguiram fazer e o jogo acabou quando o Fred fez o 4-2 após lançamento do zaruto. Notas positivas: Mais uma vez, o espitio de equipa, os 3 avançados convocados a conseguirem marcar e a gd jogada do Bruno que com a sua expulsão mudou a tendencia do jogo!!!! Notas negativas: A desorganização da primeira parte e a pouca cabeça para perceber que algo estava mal e os primeiros 15 minutos da segunda parte, para mim os piores da época. Com isto aprendemos para a próxima jornada..."
3ª Jornada do Campeonato do CIF
Cosmos-0 Madeira-0
O Cosmos marcou passo esta semana com um empate a zero ante a complicada equipa do Madeira.
Os Cósmicos entraram com:
Baliza:
25-J.Melo
Defesa:
7-Janeca, 13-Moura e 4-Pires
Trinco:
22-Ricardo Matos
Meio campo:
28-Lourenço à direita e 21-Domingos à esquerda, 8-Aragão,
18-Manel Pinto ,14-Ricardo Silva
Avançado:
10-Filipe
Suplentes:
11-Fred, 71-Luis Souza-Pinto e 16-António Souza Pinto.
Como não pude estar presente, coube uma vez mais ao nosso presidente Manuel Pinto fazer uma análise do que se passou dentro das 4 linhas.
"Perdemos os primeiros pontos na época contra uma equipa dura que irá ser
muito dificil de bater também para os outros candidatos ao título.
Acho que lutámos muito mas por vezes com pouca cabeça o que atrapalhou
ainda mais! No entanto, continuo a considerar a nossa a melhor equipa do
CIF de maneira que não podemos desanimar por causa de um empate."
sábado, 6 de outubro de 2007
2ª Jornada do Campeonato do CIF
Cosmos-5 Tigres-2
(Janeca 1-0', Fred 2-0', Fred 3-0', Fred 4-2", Fred 5-2)
A segunda jornada do Campeonato de Futebol do CIF acabou com a passagem do Cosmos para o 1º lugar da tabela classificativa, que se espera e sobretudo acredita que seja para manter!
Cosmos
1- Pedro Vieira
Defesa: Janeca, RB e Pires
Trinco - Peres
Meio campo: Pinto e Silva
Extremo direito - Filipe Fortes
Extremo esquerdo - Binas
Nº 10 - Pedro Rocha
PL - Fred
Suplentes: Ricardo Matos, Domingos e Lourenço
Devido à minha ausência esta jornada, coube a Manuel Pinto fazer uma excelente crónica do que se passou em campo.
Começo fortissimo do Cosmos a cair em cima dos Tigres.Apesar de muito dominio não estava a conseguir criar muitas oportunidades de golo pelo que o primeiro golo do velho Janeca veio em boa altura. Canto da esquerda marcado por binário e janeca, em jogada ensaiada aparece ao primeiro poste a desviar para o 1º golo. Continuou o Cosmos a pressionar e naturalmente conseguiu chegar aos 3 a zero com dois golos do Fred, (assistências do Filipe e do velho Janeca depois de aliviar do meio-campo) a querer retomar a aposta do ano passado em que prometeu chegar aos 30... esqueceu-se de dizer que secalhar eram em 2, 3 ou mais épocas de CIF!! Na primeira parte há ainda a realçar a excelente entrada do novo reforço Pedro Rocha e a lesão do Binas que vai ficar afastado 6 semanas. Para o seu lugar entrou o Lourenço que provou estar em grande forma. Resumindo: defesa irrepreensível, meio campo forte e avançados eficazes justificaram o 3-0 ao intervalo. De volta dos balneários veio o mau tempo e o regresso do grande Ricardo Matos!! Com isto, e com dois golos de canto com algum mérito adversário mas muito demérito do Cosmos, o jogo parecia relançado. A equipa desorientou-se e não conseguia jogar a bola no seu meio-campo. Fizemos algumas faltas desnecessárias à entrada da nossa área que podiam ter complicado ainda mais. No entanto, nunca parámos de lutar e tendo acertado um pouco nas marcações conseguiamos ir lá à frente e numa dessas oportunidades apareceu o Fred a marcar o 4 e depois o 5-2 (assistências Silva e Filipe) e a acabar com o jogo. Esperemos que os nossos avançados continuem a marcar (Fred 4 e Filipe 3 golos) enquanto esperamos pelo regresso dos restantes que ainda se encontram lesionados. No fim, mais 3 pontos e o 1º lugar é nosso...
Parar terminar, além do esforço colectivo da Equipa, gostaria de destacar Fred que à semelhança de Filipe no jogo anterior, demonstrou estar de pontaria afinada; e de desejar a Binas que recupere rápido para poder regressar rapidamente à competição.
P.S.(Devido à troca do meu computador não tenho o programa Photoshop que me permite fazer as tácticas, mal me fôr possível actualizo esta crónica com mais informação).
quinta-feira, 27 de setembro de 2007
Ricardo Silva afinal esteve em campo
Depois de muita polémica gerada à volta da ausência de Ricardo Silva da crónica do jogo e dos protestos do mesmo, aqui ficam imagens que provam a sua presença no jogo contra os alvi-celestes.
quarta-feira, 26 de setembro de 2007
1ª Jornada do Torneio Alfredo Pereira Nunes; Cosmos-4 Independente-0
Cosmos-4 Independente-0 (Filipe 34', 39' e 48', Binas 54')
O Cosmos começou da melhor maneira o Torneio Alfredo Pereira Nunes 2007/2008, mais resumidamente o "Campeonato do CIF" com uma vitória por 4-0 frente ao Independente.
Os pupilos de Zaruto (hoje titular no apoio ao ponta de lança Fred) deram uma excelente imagem do que podem vir a produzir ao longo desta temporada.
Com o treinador-jogador em campo, coube a Diogo Froes comandar a equipa durante os primeiros 35 mins.
O encontro começou por ser muito disputado a meio campo com o Independente a tentar impôr o seu jogo, tendo sido os os primeiros 15 minutos algo difíceis para o Cosmos explorar a sua nova filosofia de jogo. Nesse período destaque apenas para um grande passe de Zaruto em trivela a lançar Filipe na ala direita, criando algum perigo na área do Independente.
O 1º remate à baliza foi feito aos 14 mins pela equipa adeversária, fraco e directo para as mãos de João Melo.
Aos 17 mins Aragão Pinto, hoje algo apagado fez uma boa combinação com Fred e Binas, mas a jogada acabou por ser resolvida pela defesa contrária. Seguiram-se duas boas jogadas pela área direita com Filipe a destacar-se (seria um aviso do que estaria para vir?).
Aos 27 mins é assinalado um livre frontal para a baliza do Cosmos e no remate forte, Manuel Pinto numa acção defensiva muito corajosa pôs a cabeça onde ninguém punha, aliviando assim a bola que seria muito perigosa para o seu guarda redes.
À passagem do 28º minuto uma boa iniciativa atacante do Cosmos é anulada pelo defesa nº4 dos Independentes.
O jogo começava a ser disputado mais no meio campo do adversário até que aos 34 mins, após uma insitência atacante aparece Filipe a rematar para a baliza fazendo assim o 1º tento da tarde. Conseguimos o 1-0 num timing perfeito! Mesmo antes do intervalo. Durante os primeiros 35 mins Zaruto foi o motor desta Equipa.
(Primeiro golo da época para o Cosmos! Filipe, autor de um hat-trick, foi o artilheiro de serviço)
Ainda não foi desta que o Clube pôde apresentar aos seus fanáticos adeptos as suas novas coqueluches, pois o goleador António Souza-Pinto e o maestro e irmão Luís Souza-Pinto (ainda que se tenha sentado no banco por percaução) encontravam-se, entre outros, lesionados. Mesmo assim, fizeram questão de se juntar à Equipa para o "debut" para dar uma força extra para o começo da dura época que se avizinha.
Igualmente nas imediações do estádio Pinto Basto se encontrava Francisco Nobre que foi recentemente posto a rodar no Pé Leve. O polivalente defesa aproveitou para rever amigos e... espiar um dos seus próximos adversários.
Ao intervalo duas alterações; Saem Zaruto e Rui Bruno para a entrada de Janeca e Peres.
Logo a abrir a etapa complementar, Manuel Pinto falha um golo que parecia feito! Era só encostar e o segundo trazia outra tranquilidade à Equipa.
Aos 39 mins um canto directo de Aragão quase trai o guardião contrário que apenas conseguiu socar a bola.
Um minuto mais tarde, o veterano Janeca, que veio trazer mais estabilidade à defesa ensaia um grande remate que merecia melhor sorte. Previa-se que o segundo golo era apenas uma questão de tempo. E não tardou mesmo! Uma grande jogada de Manuel Pinto do lado direito permitiu um bom cruzamento que o GR Independente defendeu para a frente e ainda susteve como pôde uma recarga para canto. No seguimento desse canto, a bola sobra para Binas que de primeira a coloca no meio onde aparece novamente Filipe para marcar, desta vez de cabeça! 2-0 para o Cosmos!
O Independente que até ao fim da 1ª parte se tinha apresentado em bom plano e muito batalhador acusou o segundo golo, baixando um pouco os braços apesar dos incentivos do seu treinador Nuno Vaz Pinto. Ao golo seguiram-se algumas jogadas que mostravam isso mesmo, numa boa combinação entre Aragão e Binas resolvida in extremis pela defensiva contrária.
Quando corriam 46 mins de jogo teme-se o pior; Filipe sente uma picada na perna, mas foi apenas um susto porque continuou em campo, e ainda bem.
O Independente ia fazendo pela vida, e num livre fez passar a bola ao lado da baliza defendida por João Melo, que apanhava um belo bronze de tão calma que era a sua tarde.
Uma boa jogada a meio campo permitiu Fred isolar... Filipe que à entrada da área fez um chapéu perfeito ao GR contrário, apontando assim um golaço!! E assim aos 48 mins, o jogo estava sentenciado. 3-0 para o Cosmos.
Mas perante o deslento da equipa adversária, o Cosmos empolgava-se e mostrava não se contentar com a vantagem já obtida, por isso, e com toda a naturalidade, Filipe lança o irrequieto Binas na esquerda que puxa a bola para o seu pé direito rematando na quina da área ao poste mais distante assinalando um golo cósmico. 4-0!
Aos 58 mins, Rui Bruno entra de novo para substituir Moura que fez uma exibição muito segura.
Na parte final do encontro, o Independente procurou o tento de honra, que até poderia ter aparecido; numa boa iniciativa atacante, se não fosse o corte imperial do gigante e incansável Manuel Pinto a fazer a dobra à inovadora defesa constituída por 3 elementos. 3 mins volvidos e numa das poucas intervenções a sério na partida, João Melo ficou fora dos postes, mas o atacante Independente não conseguiu aproveitar.
A fechar o jogo, João Melo faz a mancha muito bem a um Independente que se isolava na direita, mantendo assim invioladas as suas redes.
Pode se concluir que o Cosmos entrou com o pé direito na temporada 2007/2008 com uma vitória inteiramente justa. Destaque também para Domingos que entre outros assistiu ao jogo na bancada e para Lourenço Beirão da Veiga que não pôde comparecer devido a compromissos preofissionais em Barcelona.
Subscrever:
Mensagens (Atom)