quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Ricardo Silva afinal esteve em campo

Depois de muita polémica gerada à volta da ausência de Ricardo Silva da crónica do jogo e dos protestos do mesmo, aqui ficam imagens que provam a sua presença no jogo contra os alvi-celestes.

quarta-feira, 26 de setembro de 2007

1ª Jornada do Torneio Alfredo Pereira Nunes; Cosmos-4 Independente-0

Cosmos-4 Independente-0 (Filipe 34', 39' e 48', Binas 54') O Cosmos começou da melhor maneira o Torneio Alfredo Pereira Nunes 2007/2008, mais resumidamente o "Campeonato do CIF" com uma vitória por 4-0 frente ao Independente. Os pupilos de Zaruto (hoje titular no apoio ao ponta de lança Fred) deram uma excelente imagem do que podem vir a produzir ao longo desta temporada. Com o treinador-jogador em campo, coube a Diogo Froes comandar a equipa durante os primeiros 35 mins. O encontro começou por ser muito disputado a meio campo com o Independente a tentar impôr o seu jogo, tendo sido os os primeiros 15 minutos algo difíceis para o Cosmos explorar a sua nova filosofia de jogo. Nesse período destaque apenas para um grande passe de Zaruto em trivela a lançar Filipe na ala direita, criando algum perigo na área do Independente. O 1º remate à baliza foi feito aos 14 mins pela equipa adeversária, fraco e directo para as mãos de João Melo. Aos 17 mins Aragão Pinto, hoje algo apagado fez uma boa combinação com Fred e Binas, mas a jogada acabou por ser resolvida pela defesa contrária. Seguiram-se duas boas jogadas pela área direita com Filipe a destacar-se (seria um aviso do que estaria para vir?). Aos 27 mins é assinalado um livre frontal para a baliza do Cosmos e no remate forte, Manuel Pinto numa acção defensiva muito corajosa pôs a cabeça onde ninguém punha, aliviando assim a bola que seria muito perigosa para o seu guarda redes. À passagem do 28º minuto uma boa iniciativa atacante do Cosmos é anulada pelo defesa nº4 dos Independentes. O jogo começava a ser disputado mais no meio campo do adversário até que aos 34 mins, após uma insitência atacante aparece Filipe a rematar para a baliza fazendo assim o 1º tento da tarde. Conseguimos o 1-0 num timing perfeito! Mesmo antes do intervalo. Durante os primeiros 35 mins Zaruto foi o motor desta Equipa. (Primeiro golo da época para o Cosmos! Filipe, autor de um hat-trick, foi o artilheiro de serviço)
Ainda não foi desta que o Clube pôde apresentar aos seus fanáticos adeptos as suas novas coqueluches, pois o goleador António Souza-Pinto e o maestro e irmão Luís Souza-Pinto (ainda que se tenha sentado no banco por percaução) encontravam-se, entre outros, lesionados. Mesmo assim, fizeram questão de se juntar à Equipa para o "debut" para dar uma força extra para o começo da dura época que se avizinha. Igualmente nas imediações do estádio Pinto Basto se encontrava Francisco Nobre que foi recentemente posto a rodar no Pé Leve. O polivalente defesa aproveitou para rever amigos e... espiar um dos seus próximos adversários. Ao intervalo duas alterações; Saem Zaruto e Rui Bruno para a entrada de Janeca e Peres. Logo a abrir a etapa complementar, Manuel Pinto falha um golo que parecia feito! Era só encostar e o segundo trazia outra tranquilidade à Equipa. Aos 39 mins um canto directo de Aragão quase trai o guardião contrário que apenas conseguiu socar a bola. Um minuto mais tarde, o veterano Janeca, que veio trazer mais estabilidade à defesa ensaia um grande remate que merecia melhor sorte. Previa-se que o segundo golo era apenas uma questão de tempo. E não tardou mesmo! Uma grande jogada de Manuel Pinto do lado direito permitiu um bom cruzamento que o GR Independente defendeu para a frente e ainda susteve como pôde uma recarga para canto. No seguimento desse canto, a bola sobra para Binas que de primeira a coloca no meio onde aparece novamente Filipe para marcar, desta vez de cabeça! 2-0 para o Cosmos!
O Independente que até ao fim da 1ª parte se tinha apresentado em bom plano e muito batalhador acusou o segundo golo, baixando um pouco os braços apesar dos incentivos do seu treinador Nuno Vaz Pinto. Ao golo seguiram-se algumas jogadas que mostravam isso mesmo, numa boa combinação entre Aragão e Binas resolvida in extremis pela defensiva contrária. Quando corriam 46 mins de jogo teme-se o pior; Filipe sente uma picada na perna, mas foi apenas um susto porque continuou em campo, e ainda bem. O Independente ia fazendo pela vida, e num livre fez passar a bola ao lado da baliza defendida por João Melo, que apanhava um belo bronze de tão calma que era a sua tarde. Uma boa jogada a meio campo permitiu Fred isolar... Filipe que à entrada da área fez um chapéu perfeito ao GR contrário, apontando assim um golaço!! E assim aos 48 mins, o jogo estava sentenciado. 3-0 para o Cosmos.
Mas perante o deslento da equipa adversária, o Cosmos empolgava-se e mostrava não se contentar com a vantagem já obtida, por isso, e com toda a naturalidade, Filipe lança o irrequieto Binas na esquerda que puxa a bola para o seu pé direito rematando na quina da área ao poste mais distante assinalando um golo cósmico. 4-0!
Aos 58 mins, Rui Bruno entra de novo para substituir Moura que fez uma exibição muito segura. Na parte final do encontro, o Independente procurou o tento de honra, que até poderia ter aparecido; numa boa iniciativa atacante, se não fosse o corte imperial do gigante e incansável Manuel Pinto a fazer a dobra à inovadora defesa constituída por 3 elementos. 3 mins volvidos e numa das poucas intervenções a sério na partida, João Melo ficou fora dos postes, mas o atacante Independente não conseguiu aproveitar. A fechar o jogo, João Melo faz a mancha muito bem a um Independente que se isolava na direita, mantendo assim invioladas as suas redes. Pode se concluir que o Cosmos entrou com o pé direito na temporada 2007/2008 com uma vitória inteiramente justa. Destaque também para Domingos que entre outros assistiu ao jogo na bancada e para Lourenço Beirão da Veiga que não pôde comparecer devido a compromissos preofissionais em Barcelona.

Plantel Cosmos 2007/2008