quinta-feira, 20 de março de 2008
domingo, 16 de março de 2008
22ª Jornada do Campeonato do CIF
A tarde tinha todos os ingredientes. Sol, “muito” público, um adversário de qualidade e a confiança que uma goleada por 8-0 confere a qualquer equipa. Essa equipa era o Cosmos e a goleada tinha sido obtida frente aos Canarinhos. O adversário de hoje era os Amigos do CDUL, um clube ainda com poucos capítulos na longa história que é o campeonato do CIF.
Os primeiros minutos de jogo fizeram os espectadores pensar que se podia assistir novamente a outro festival de golos. De facto, a rápida entrada do Cosmos e de um dos seus goleadores de serviço, Maurício, tornou legítimo esse pensamento. Aos 2 minutos de jogo, a rápida reacção do experiente ponta de lança cósmico fez com que o Cosmos iniciasse a partida praticamente a vencer.
Sete minutos depois Maurício, a atravessar um excelente momento de forma, voltou a ser mais expedito que a defesa contrária e atirou a contar para o fundo das redes. Era o 2-0 a aproveitar um cruzamento de Lourenço BV que ainda bateu num adversário e viu Fred falhar a emenda antes de chegar ao matador.
Com o jogo a caminhar para o que podia ser um passeio, valeu a rápida reacção dos Amigos do CDUL que tinham em Rui Rocha a sua arma principal. Foi aliás, num remate deste, que um dos amigos dos universitários aproveitou para reduzir. Uma jogada bem construída pela esquerda, um remate repentino de Rocha, a defesa incompleta de Pedro e a recarga vitoriosa dos adversários resumem o lance que parecia devolver a vida ao jogo. Poderia ter devolvido se do outro lado não estivesse uma equipa que só tinha olhos no golo. Mais uns minutos volvidos e Fred, a culminar uma jogada que teve Zaruto e Aragão como intervenientes, fez o seu primeiro e o respectivo terceiro do Cosmos.
Este golo teve o condão de acalmar o jogo e de equilibrar a partida. Foi nesta fase de jogo que se viram os Amigos do CDUL a ter algum ascendente sobre o Cosmos com lances de bom entendimento e que chegaram, inclusivamente, a ver um golo anulado por suposta mão na bola. Sem o recurso a imagens vídeo dá-se o benefício da dúvida ao árbitro. Destaque também para o remate de primeira que Rocha protagonizou e que fez temer o pior para quem assistia da bancada.
A segunda parte trouxe algumas mudanças. Maurício saiu tocado para dar lugar a Horta e Domingos subiu ao relvado para render Bruno, fazendo Lourenço recuar no campo. Ainda durante a 1ª parte Zaruto saíra entrando para o substituir o presidente/jogador Manel “Lomu” Pinto. O certo é que estas alterações produziram efeito instantâneo nos cósmicos. Foi também nesta altura que Luís SP e o capitão/aeromoço Aragão, a dupla do sector intermédio, decidiram entrar definitivamente no jogo. Depois de um lance perigoso de Domingos pela direita que parecia perdido a bola sobra para Luís que, com a cabeça levantada, a coloca milimetricamente na cabeça de Aragão. A finalização foi cirúrgica como se pode comprovar pelas imagens captadas pela televisão. Um golo com uma dedicatória especial para alguém que não pode, para já, fazer uma das coisas que sabe melhor: golos. Com a força e o espírito que são apanágio desta equipa não demorará muito para voltar!
Era o 4-1 e o 5-1 estava já encomendado. Uma bola controlada por Pires, o passe para Luís, novo passe para Aragão, a devolução a Luís e uma abertura a descobrir Horta que depois de aguentar a carga do defesa contrário ainda consegue, com a classe que se lhe conhece, desviar a bola do guardião dos Amigos do CDUL e ver a bola aninhar-se no fundo das redes. Excelente jogada colectiva!
Depois do último golo o ritmo baixou e o adversário aproveitou esse facto para subir no terreno. Os Amigos do CDUL começaram a chegar com mais assiduidade à baliza do Cosmos e ainda conseguiram reduzir o placar para o 5-3 final. Referência novamente para Rocha que com um pontapé fortíssimo fez um golo de belo efeito. Já com o resultado definido, o árbitro da partida ainda teve tempo para fechar os olhos a uma grande penalidade clara cometida por um defensor dos Amigos por mão na bola depois de um cabeceamento de Binas que levava a direcção da baliza.
Tempo também para a atribuição do Óscar de melhor desempenho dramático para um jogador adversário no seguimento de uma entrada de Manel Pinto. Pela reacção do jogador temeu-se a amputação da perna. De resto, o infractor foi amarelado pela entrada.
Foi assim a história deste Cosmos – Amigos do CDUL que resultou numa vitória cósmica por 5-3. O 1º lugar permanece nosso e daqui a duas semanas temos clássico perante o Biqueiras d’Aço. Como sempre será para ganhar!
Os golos estarão disponíveis ainda esta semana.
Mike
sexta-feira, 14 de março de 2008
21ª Jornada do Campeonato do CIF
Estava feito o 1º! O golo que geralmente abre portas para mais alguns. E como eu tinha razão....
Nem um minuto se passava e já a bola estava dentro da baliza outra vez! Talvez um dos golos mais fáceis da carreira de Filipe, pois a bola entrou fruto de um ressalto bastante esquisito! 2-0 para o Cosmos, com um elemento a mais do que o oponente fazia prever uma vitória tranquila. Mas os Canarinhos não baixaram os braços, e sinal disso mesmo foi o remate bem resolvido por Bruno, o guardião improvisado. Aos 19 mins de jogo acontece um momento feio do jogo. Numa jogada de luta e insistência, o bravo e polivalente Presidente-Jogador do Cosmos acaba por levar com um ombro na cara. O facto de ter sido intencional não foi nada bonito, pois além de estar fora das regras do jogo, a grave lesão por ele sofrida poderia ter sido agravada. Com Manel mal tratado e a deitar sangue do nariz, o Cosmos foi forçado a fazer entrar Roxa para o seu lugar. Diga-se que a adaptação foi bem conseguida. Como que em castigo, na cobrança da falta, descaído para o lado esquerdo, hoje dominado pelo Capitão, o mesmo decidiu acabar com a história do jogo, fazendo assim o 3-0 para o Líder do CIF. 3-0!!!!E ainda havia muito jogo pela frente! Se o 2-0 era um rude golpe na estratégia Canarinha, então este 3º golo não estaria certamente nos planos do seu treinador.
O Cosmos empolgou-se e desenvolveu algumas boas jogadas; Filipe uma vez mais rematou por cima e pouco depois o "Playmaker" Zaruto faz um cruzamento perfeito que permite a Aragão num ágil remate obrigar a bola a ser desviada pela linha de fundo! Ainda antes de chegarmos ao intervalo, tempo para um "malabarismo" de dois jogadores Canarinhos que acabam por chocar um contra o outro caindo desamparados no chão! Mas o mais engraçado foi que o árbitro assinalou falta de... Maurício. "Ai é??! Já vais ver o que te vou dar na 2ª parte!!" terá pensado Maurício. O fim da 1ª parte acabou com uma vantagem tranquila de 3-0. Com o começo da 2ª parte veio António SP e o 4-0 para os Cósmicos! Maurício num golaço em arco à entrada da área após boa desmarcação de Luís! Mais um golo para a a galeria dos notáveis. Corria ainda o 1º min da etapa complementar. A sensação de goleada começava a tomar cada vez mais forma, e mais definida ficou ainda quando um par de minutos depois, António se isola e obriga o GR fazer a mancha e permitir que a bola sobrasse para Ricardo Silva que ainda fora da área coloca a bola dentro da baliza num bonito chapéu. 5-0 Para o Cosmos... Tímida resposta dos Canarinhos que apenas consegue, através do seu capitão, um remate por cima da trave de Bruno, quando poderia ter feito bem melhor. Resposta por Maurício, que após grande cruzamento de Janeca faz o mais difícil enviando a bola ao lado! Quem mostrava que não estava para brincadeiras era António, que após boa assistência (mais uma!) não consegue a finalização ideal de Domingos. E depois de alguma insistência Cósmica, Zaruto isola-se e aparentemente sofre grande penalidade, mas na sequência do lance aparece Maurício para o segundo na partida! 6-0!!! Até ao fim do encontro tempo para uma boa defesa de Bruno; duas oportunidades flagrantes desperdiçadas pelos atacantes amarelos; assistência de António para o Hat-Trick de Maurício. Com 7-0 no Placard e consequente desnorte do oponente, Maurício ainda rematou à barra e falhou a recarga que daria o seu Poker. Apesar de os adversário merecer o seu ponto de honra, acabou por ser António a fechar o resultado final, depois de já ter fuzilado de cabeça mas ao lado, após assistência de Aragão. O jogo terminava assim com um expressivo 8-0 no marcador. Uma verdadeira goleada à antiga! E só não acabou em 9 porque Horta não conseguiu finalizar um golo que parecia certo. Brilhante exibição do Cosmos num jogo em que apesar de tudo, o adversário foi digno e fez o seu jogo, mas acabou por pagar a factura pela falta de eficácia Cósmica em outros desafios.quinta-feira, 13 de março de 2008
20ª Jornada do Campeonato do CIF
"O desalento da dupla avançada ante a cerrada defesa do madeira"
Ainda antes do intervalo, Zaruto substituiu Lourenço por Aragão (que ainda viu Binas desperdiçar uma soberana ocasião isolado na cara do guardião contrário..) Procurava-se mais facilidade de remate e força no "um-para-um". A terminar o primeiro tempo, magnífica jogada de "Binário" pela esquerda que cruza com o pé canhoto (mais uma vez) e Miguel Matos, vítima de marcação cerrada cabeceia em "salto de peixe" mas ao lado. Diga-se de passagem que dificilmente poderia fazer melhor."O Capitão estava disposto a resolver o jogo, mas o dia estava mesmo definido para ser não"
Chegava-se ao intervalo. Já com Ricardo Silva e Filipe para os lugares de Roxa e Miguel, coube ao Madeira criar a primeira situação de perigo, aproveitando uma saída em falso de Pedro que quase permitiu a bola alojar-se na nossa baliza, tendo a jogada sido resolvida por Pires. Respondeu o Cosmos com Aragão com um remate por cima da baliza contrária. Começava a criar-se a ideia de que quem marcasse levava os 3 pontos para casa, pois caso os Cósmicos marcassem, mais facilmente viriam mais golos, mas caso acontecesse para o lado do Madeira, a sua estratégia fechar-se-ia mais na defesa. Após estar completamente isolado, Caramelo desperdiça a flagrante oportunidade golo rematando por cima.... Resposta do Cosmos que por intermédio de Ricardo Silva num emate em jeito de fora da área obriga o GR à defesa do dia para canto. Seria um golo de bandeira... E foi já com António para o lugar de Binas que se assistiu ao momento que decidiu o encontro; no meio de uma confusão e de ressaltos, o jogador "Madeira" (se não e engano Carlos Coelho) manda literalmente uma "charutada" que após subir muito alto, acaba por entrar na baliza Cósmica traíndo de forma cruel o GR Pedro. Apesar da intencionalidade ser duvidosa, o facto é que tinha entrado... Estava feito o 1-0 para o Madeira com 16 mins pela frente. Tarefa muito árdua a do Cosmos agora.... Destaque ainda para a entrada já no fim da arama secreta do madeira, Lourenço Cardozo de Meneses, que acabou por ser adiada devido ao golo fortuito do Madeira. E foi sobe uma intensa pressão que o encontro terminou, ditando a perda de 3 pontos para os Cósmicos... No entanto, a 14 jornadas do fim, o líder continua a ser o mesmo; o Cosmos.terça-feira, 4 de março de 2008
Dica
segunda-feira, 3 de março de 2008
4ºs de Final da Taça do CIF
Apreensão ao intervalo. O jogo não estava nada fácil!
Com o intervalo vieram três substituições de uma só assentada; Saíram o Capitão Aragão, Filipe e Moura para as entradas de Domingos, Fred e Horta. Zaruto decidia assim refrescar um pouco as ideias e apostar mais no ataque, passando o assim bravo e voluntarioso Manel Pinto (passando também a Capitão) para a defesa. O jogo manteve o mesmo figurino. Muita luta de parte a parte com as duas equipas a lutar pela passagem à eliminatória seguinte. Até que aos 7 mins do 2º tempo, Sá Pinto, até agora o grande dinamizador e dor de cabeça do SOV inventa um golo em que só ele acreditava e que põe o adversário em vantagem! (Ricardo provou que em vez de estar no CIF, tinha toda a categoria para Capitanear o Sporting. Mas isso já é outra conversa....). O golo afectou um pouco o Cosmos, que permitiu algum controlo do SOV na partida. No entanto, a força anímica do Cosmos não se perdeu, e nunca baixando os braços, a reacção fez-se sentir. Horta que entrou muito bem faz uma excelente desmarcação de cabeça para Fred que... encontra o poste no caminho! Os Gigantes Cósmicos mostravam que não queriam ficar pelo caminho num dos objectivos da época, e a força do querer foi mais forte do que a defesa contrária, que não conseguiu resistir a uma arrancada de Horta pela esquerda que mesmo pressionado por um opositor, consegue oferecer o golo do empate a Fred através de um cruzamento rasteiro onde o melhor marcador do Cosmos conseguiu, muito bem, escapar à marcação adversária e empurrar para o fundo das redes. Já com Ricardo Silva em campo, Domingos que entrou bem na partida proporcionou algumas boas jogadas pelo seu flanco direito, mas coube ao SOV a última grande oportunidade do encontro, obrigando João Melo (que mal sabiam eles que estava pronto a brilhar) a fazer uma boa defesa. Tempo ainda para RB galgar kms para vir fazer uma grande dobra para canto e para Peres afastar de cabeça um livre perigoso. Chegávamos assim ao fim dos 70mins com um empate a duas bolas. Seguia-se a lotaria dos penaltys.... Desde já peço desculpa ao Roxa por ter sido o único jogador a quem não consegui filmar a grande penalidade (e ao Capitão do SOV Pedro Xavier).... 1ª Grande Penalidade SOV: Rebelo atira por cima; Cosmos-2 SOV-2 1ª Grande Penalidade Cosmos: Horta atira para a defesa; Cosmos-2 SOV-2 2ª Grande Penalidade SOV Pedro Xavier marca; Cosmos-2 SOV-3 2ª Grande Penalidade Cosmos: Filipe marca; Cosmos-3 SOV-3 3ª Grande Penalidade SOV: Sá Pinto marca; Cosmos-3 SOV-4 3ª Grande Penalidade Cosmos: Fred marca; Cosmos-4 SOV-4 4ª Grande Penalidade SOV: Nº7 marca; Cosmos-4 SOV-5 4ª Grande Penalidade Cosmos: Luís marca; Cosmos-5 SOV-5 5ª Grande Penalidade SOV: Nº16 marca; Cosmos-5 SOV-6 5ª Grande Penalidade Cosmos: Manel marca; Cosmos-6 SOV-6 6ª Grande Penalidade SOV: Sandro marca; Cosmos-6 SOV-7