(1-0 Miguel Matos 20' e 2-2 Fred 53')
Dia de Taça hoje no CIF. Perante o emocionante desafio que se previa, dei asas à minha dedicação Cósmica, optando por não me deslocar a Alvalade para ver o Clube do meu coração jogar.
O jogo contra os nossos grandes rivais, o SOV prometia ser bem disputado. Servia também como uma espécie de tira-teimas após a nossa 1ª vitória por expressivos 3-0 para a Super-Taça e derrota por 0-1 para o Campeonato.
O Cosmos alinhou com João Melo; Moura, RB e Pires; Manel Pinto, Ricardo Silva e Luís, Filipe na direita e Aragão (Cap.) na esquerda; Roxa e Miguel Matos.
O jogo começou com muita luta e equiíbrio entre as duas formações e a 1ª ocasião foi mesmo do SOV que obrigou João Melo a por em evidência os seus dotes defendendo para canto numa noite em que se viria a tornar a grande figura. Pouco tempo depois a resposta veio através de um remate de Luís a passar muito perto do poste direito do GR SOVeano.
Até que aos 20 mins se dá uma grande jogada no flanco direito e o cruzamento (de quem?) vai direitinho para a cabeça de Miguel Matos que assim só teve de escolher o lado para marcar! Golo de belo efeito, que se não fosse concluído pelo possante dianteiro Cósmico, estaria Roxa para finalizar.
Mas a festa nem sequer durou um minuto, pois a sorte de uns contrastou com o azar de outros, vendo assim o Cosmos consentir um golo estranho após uma jogada que acaba com joão Melo a querer cutar a bola "in extremis" ams esta a bater em Pires e a alojar-se na nossa baliza. O 1-1 vinha, diga-se de passagem, com justiça.
E com um jogo de luta se chegou ao intervalo, dando no entanto a ideia de um Cosmos mais mandão no jogo.
Apreensão ao intervalo. O jogo não estava nada fácil!
Com o intervalo vieram três substituições de uma só assentada; Saíram o Capitão Aragão, Filipe e Moura para as entradas de Domingos, Fred e Horta. Zaruto decidia assim refrescar um pouco as ideias e apostar mais no ataque, passando o assim bravo e voluntarioso Manel Pinto (passando também a Capitão) para a defesa. O jogo manteve o mesmo figurino. Muita luta de parte a parte com as duas equipas a lutar pela passagem à eliminatória seguinte. Até que aos 7 mins do 2º tempo, Sá Pinto, até agora o grande dinamizador e dor de cabeça do SOV inventa um golo em que só ele acreditava e que põe o adversário em vantagem! (Ricardo provou que em vez de estar no CIF, tinha toda a categoria para Capitanear o Sporting. Mas isso já é outra conversa....). O golo afectou um pouco o Cosmos, que permitiu algum controlo do SOV na partida. No entanto, a força anímica do Cosmos não se perdeu, e nunca baixando os braços, a reacção fez-se sentir. Horta que entrou muito bem faz uma excelente desmarcação de cabeça para Fred que... encontra o poste no caminho! Os Gigantes Cósmicos mostravam que não queriam ficar pelo caminho num dos objectivos da época, e a força do querer foi mais forte do que a defesa contrária, que não conseguiu resistir a uma arrancada de Horta pela esquerda que mesmo pressionado por um opositor, consegue oferecer o golo do empate a Fred através de um cruzamento rasteiro onde o melhor marcador do Cosmos conseguiu, muito bem, escapar à marcação adversária e empurrar para o fundo das redes. Já com Ricardo Silva em campo, Domingos que entrou bem na partida proporcionou algumas boas jogadas pelo seu flanco direito, mas coube ao SOV a última grande oportunidade do encontro, obrigando João Melo (que mal sabiam eles que estava pronto a brilhar) a fazer uma boa defesa. Tempo ainda para RB galgar kms para vir fazer uma grande dobra para canto e para Peres afastar de cabeça um livre perigoso. Chegávamos assim ao fim dos 70mins com um empate a duas bolas. Seguia-se a lotaria dos penaltys.... Desde já peço desculpa ao Roxa por ter sido o único jogador a quem não consegui filmar a grande penalidade (e ao Capitão do SOV Pedro Xavier).... 1ª Grande Penalidade SOV: Rebelo atira por cima; Cosmos-2 SOV-2 1ª Grande Penalidade Cosmos: Horta atira para a defesa; Cosmos-2 SOV-2 2ª Grande Penalidade SOV Pedro Xavier marca; Cosmos-2 SOV-3 2ª Grande Penalidade Cosmos: Filipe marca; Cosmos-3 SOV-3 3ª Grande Penalidade SOV: Sá Pinto marca; Cosmos-3 SOV-4 3ª Grande Penalidade Cosmos: Fred marca; Cosmos-4 SOV-4 4ª Grande Penalidade SOV: Nº7 marca; Cosmos-4 SOV-5 4ª Grande Penalidade Cosmos: Luís marca; Cosmos-5 SOV-5 5ª Grande Penalidade SOV: Nº16 marca; Cosmos-5 SOV-6 5ª Grande Penalidade Cosmos: Manel marca; Cosmos-6 SOV-6 6ª Grande Penalidade SOV: Sandro marca; Cosmos-6 SOV-7
6ª Grande Penalidade Cosmos:
Roxa concretiza categoricamente e mantém o Cosmos na corrida! Cosmos-7 SOV-7
P.S.(Uma vez mais as minhas desculpas)
7ª Grande Penalidade SOV:
Nº14 atira para a defesa de João Melo; Cosmos-7 SOV-7
7ª Grande Penalidade Cosmos:
Domingos perde a hipótese de ser o heroi do jogo e atira para a defesa: Cosmos-7 SOV-7
8ª Grande Penalidade SOV
Nº14 marca; Cosmos-7 SOV-8
8ª Grande Penalidade Cosmos:
Pires marca; Cosmos-8 SOV-8
9ª Grande Penalidade SOV:
Nº24 atira para a defesa de João Melo!; Cosmos-8 SOV-8
9ª Grande Penalidade Cosmos:
Peres, com a oportunidade de arrumar a eliminatória, engana totalmente o GR, mas a bola sai ao lado.... Cosmos-8 SOV-8
10ª Grande Penalidade SOV:
Nº11 marca; Cosmos-8 SOV-9
10ª Grande Penalidade Cosmos:
RB, enfrenta a pressão de marcar o seu 1º golo pelo Cosmos de olhos nos olhos. Resultado: GR para um lado bola para o outro! Golo do Cosmos! Cosmos-9 SOV-9
Entretanto, já todos os jogadores de campo tinham marcado. Era altura dos guarda redes se porem à prova um ao outro. A decisão poderia passar por eles...
11ª Grande Penalidade SOV:
Nº1 atira.... para a defesa de João Melo!!!! Cosmos-9 SOV-9....
11ª Grande Penalidade para o Cosmos:
João Melo marca irrepreensivelmente a respectiva penalidade e coloca os Cósmicos nas "meias" da Taça do CIF!!!
É caso para dizer "Gigante tomba-gigantes". E assim o Cosmos garante à última e penúltima eliminatória da competição!
Para terminar gostaria de dar os parabéns a toda a Equipa do Cosmos por mais uma grande vitória e pelo espírito de luta e coesão demonstrado. Naturalmente ao João Melo que foi o "Man of the match". E uma vez mais destacar o 1º golo de RB com a Camisola do Cosmos!
Sem comentários:
Enviar um comentário