segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

8avos Final da Taça do CIF

Pé-Leve-0 Cosmos-1
(0-1 Bernardo Moura 63’)
Dia Taça este sábado no CIF. Foi sob um desagradável frio de Carnaval que o Plantel Cósmico, na ausência do seu técnico Zaruto e sob orientação do ainda indisponível Manuel Ahrens Teixeira assegurou a passagem aos 4'os Final. Os Cósmicos entraram com Nuno Monteiro; Moura, RB e Pires; Peres, Luís SP e Aragão; Lourenço e Binas; Maurício e Cordovil.
Num jogo que era a “repetição” do encontro do fim de semana anterior, previa-se novamente um jogo bem disputado, com o aditivo de os jogadores “Pé-Levienses” acreditarem que em situação de 11 para 11 conseguiriam um desfecho favorável para as suas cores.
A "máquina" estava ainda a aquecer. Antevia-se um grande jogo.

De facto a história do jogo até podia ter sido bem diferente! Gi, o jogador mais inconformado do Pé-Leve, após uma excelente iniciativa em que passou por 2 adversários e com tudo para inaugurar o marcador dispara ao lado... Mas este lance não perturbou o Cosmos, na jogada seguinte, através de um cruzamento de Lourenço (hoje não marcou) a semear pânico na defesa oposta. RB, o golo ali tão perto....

O jogo estava muito, muito bem disputado! Na minha opinião terá sido talvez a melhor 1ª parte que vi nos últimos tempos! E de novo num cruzamento, desta feita pelo maestro do meio campo, Luís SP, Lourenço cabeceia fraco para a defesa do GR. Pouco depois, Luís, novamente desfere um remate de pé esquerdo ao lado.

Moura mostrou que estava com a apontaria afinada
Entrávamos num período de um óptimo futebol e após uma jogada de insistência, Luís, uma vez mais, consegue recuperar a bola quando parecia difícil de recuperar e obrigar a defesa a cortar a bola in extremis já perto da linha de golo! O sufoco acabou com um remate ao lado.
Estavam apenas decorridos 9mins de jogo quando Aragão após uma boa jogada disparou com selo de golo permitindo ao “redes” efectuar uma magnífica defesa para canto. A bola ia rumo ao ângulo.

Peres mostrou-se muito voluntarioso na acção defensiva a meio campo

O jogo estava de facto muito bom e no seguimento do canto, a bola sobra para RB que em situação previligiada remata à figura. Do outro lado havia Gi que se mostrava decidido a fazer mossa. Exemplo disso duas jogadas que obrigaram Pires e depois outro defensor a resolver cedendo canto. Estes dois lances coincidiram com uma maior pressão do adversário. Estavam decorridos 25mins de jogo. E sobre o maior controlo do Pé-Leve chegámos ao intervalo.

A dupla de avançados foi "vítima" do pouco espaço cedido pelos defesas contrários

No reatar do jogo “ficaram no balneário” Maurício, Binas e RB, entrando para os seus lugares Pignatelli, António e Janeca, respectivamente. Pouco depois do recomeço, uma boa combinação do ataque “Pé-Leveano” levada por um sprint do nº37, mas Peres, muito importante e voluntarioso no fecho do meio campo, faz uma excelente dobra, anulando assim o perigo. Pouco depois, os irmãos Souza Pinto tentaram visar a baliza mas sem sucesso. Estavam decorridos 14 mins da 2ª parte quando num grande lance, um avançado contrário se isolou perante a incredulidade da defesa que provavelmente esperava por um fora de jogo, corre quase meio campo, e quando se previa o pior, eis que Nuno Monteiro faz a defesa do dia!! Parecia golo certo, mas a frieza demonstrada neste lance foi notável! Pode-se dizer que a vitória do Cosmos começou no nosso guarda redes. Foi de facto um lance que mudou o rumo dos acontecimentos, pois entrámos numa fase de domínio do Pé-Leve que durante uns momentos deixou a equipa do Cosmos a “ver jogar”, tendo mesmo falhado mais um golo… Já com RB e Binas de volta ao campo, por troca com Pires e Cordovil, veio a reacção Cósmica; Aragão arranca pelo lado esquerdo, flecte para o centro e dispara para uma grande defesa! E foi quando já se esperava que o desfecho fosse para as grandes penalidades, num livre de muito longe (talvez 30metros!), Bernardo Moura desfere uma bomba que entra quase no ângulo da baliza!! GOLAÇO CÓSMICO que coincidiu entre a festa de uns e a desolação total de outros! Faltavam 7 mins para o fim da partida e o Cosmos adiantava-se no marcador...

Pires é um dos pilares desta equipa do Cosmos

E foi perante uma forte pressão final do Pé-Leve que o Cosmos seguiu, justamente, em frente na Taça. Acredito que, mesmo que fossemos a penaltys, estes apenas serviriam novamente para Nuno Monteiro, um dos heróis desta tarde, brilhar. Pode-se dizer que houve Taça, não “festa da Taça”. Esperam-nos agora os 4os Final da Taça.

Manuel Ahrens Teixeira, ainda recuperar da grave lesão sforida, esteve no comando da equipa substituindo assim Zaruto.

(Golo do Moura. Peço desculpa, mas devido ao equipamento existente e falta de luz foi complicado filmar em melhores condições)

Parabéns Cosmos!!!

3 comentários:

Anónimo disse...

QUE GOLAÇO!!!

Não há registo gravado???

Abr

FF

Mikesm23 disse...

Vou tentar aclarar o vídeo. Não sei se se consegue melhorar muito, porque a imagem está mesmo muito escura... É pena porque parece mesmo ser um grande golo!

Tiago Rebelo de Andrade disse...

É um golaço!! Tive um feeling e pus a gravar. Já me estava a preparar para me colocar a jeito para os penaltys