sexta-feira, 10 de outubro de 2008
domingo, 21 de setembro de 2008
1ª JORNADA DO CAMPEONATO DO CIF
Para terminar, destaque-se a estreia de Chico Nobre com a caisola do Cosmos.
Resultado de 4-1 esclarecedor e tranquilo para o Cosmos. Já só faltam 33 jogos!
TEMPORADA 2008/2009
sábado, 19 de abril de 2008
Cosmos 4 - 1 S.Domingos
terça-feira, 15 de abril de 2008
24ª Jornada do Campeonato do CIF
sexta-feira, 11 de abril de 2008
2ª Final da Taça do CIF
11 Inicial com João Melo; RB, Moura e Pires; Ricardo Silva, Aragão (Cap.) e Rocha; Manel Pinto e Binas; António SP e Nuno Horta. No banco estavam Peres, Lourenço e Miguel matos.
Apesar do afastamento precoce (precoce na medida em que o mínimo que todos esperávamos seria a Final), os Cósmicos até entraram melhor na partida, adiantando-se no marcador através do tento de António SP após boa assistência de Manel Pinto. Tudo parecia bem encaminhado, pois após o golo inaugural, o Cosmos continuou com boa atitude, até que aos 10 mins surgiu o empate. Até ao intervalo, e com uma exibição pálida da nossa equipa, não houve momentos dignos de grande interesse. Na etapa complementar, a história foi diferente em relação ao que de oportunidades diz respeito, mas no entanto, os resultados práticos não foram muito diferentes. As 4 oportunidades flagrantes criadas por António, Aragão, Horta e Manel (esta última já muito perto do fim), não tiveram a sorte desejada. E assim com o terminar do jogo, as decisões ficavam, uma vez mais, adiadas para o desempate por grandes penalidades.... Neste capítulo o Laranjada acabou por ser mais feliz (António falhou, Lourenço marcou, Miguel marcou, Aragão marcou e Manel falhou...) e garantir a presença na final da Taça da presente temporada. Ao Cosmos, já detentor da Super-Taça, resta a grande motivação de destronar o actual campeão, o SOV, e garantir a vitória na principal competição do CIF.quinta-feira, 20 de março de 2008
domingo, 16 de março de 2008
22ª Jornada do Campeonato do CIF
A tarde tinha todos os ingredientes. Sol, “muito” público, um adversário de qualidade e a confiança que uma goleada por 8-0 confere a qualquer equipa. Essa equipa era o Cosmos e a goleada tinha sido obtida frente aos Canarinhos. O adversário de hoje era os Amigos do CDUL, um clube ainda com poucos capítulos na longa história que é o campeonato do CIF.
Os primeiros minutos de jogo fizeram os espectadores pensar que se podia assistir novamente a outro festival de golos. De facto, a rápida entrada do Cosmos e de um dos seus goleadores de serviço, Maurício, tornou legítimo esse pensamento. Aos 2 minutos de jogo, a rápida reacção do experiente ponta de lança cósmico fez com que o Cosmos iniciasse a partida praticamente a vencer.
Sete minutos depois Maurício, a atravessar um excelente momento de forma, voltou a ser mais expedito que a defesa contrária e atirou a contar para o fundo das redes. Era o 2-0 a aproveitar um cruzamento de Lourenço BV que ainda bateu num adversário e viu Fred falhar a emenda antes de chegar ao matador.
Com o jogo a caminhar para o que podia ser um passeio, valeu a rápida reacção dos Amigos do CDUL que tinham em Rui Rocha a sua arma principal. Foi aliás, num remate deste, que um dos amigos dos universitários aproveitou para reduzir. Uma jogada bem construída pela esquerda, um remate repentino de Rocha, a defesa incompleta de Pedro e a recarga vitoriosa dos adversários resumem o lance que parecia devolver a vida ao jogo. Poderia ter devolvido se do outro lado não estivesse uma equipa que só tinha olhos no golo. Mais uns minutos volvidos e Fred, a culminar uma jogada que teve Zaruto e Aragão como intervenientes, fez o seu primeiro e o respectivo terceiro do Cosmos.
Este golo teve o condão de acalmar o jogo e de equilibrar a partida. Foi nesta fase de jogo que se viram os Amigos do CDUL a ter algum ascendente sobre o Cosmos com lances de bom entendimento e que chegaram, inclusivamente, a ver um golo anulado por suposta mão na bola. Sem o recurso a imagens vídeo dá-se o benefício da dúvida ao árbitro. Destaque também para o remate de primeira que Rocha protagonizou e que fez temer o pior para quem assistia da bancada.
A segunda parte trouxe algumas mudanças. Maurício saiu tocado para dar lugar a Horta e Domingos subiu ao relvado para render Bruno, fazendo Lourenço recuar no campo. Ainda durante a 1ª parte Zaruto saíra entrando para o substituir o presidente/jogador Manel “Lomu” Pinto. O certo é que estas alterações produziram efeito instantâneo nos cósmicos. Foi também nesta altura que Luís SP e o capitão/aeromoço Aragão, a dupla do sector intermédio, decidiram entrar definitivamente no jogo. Depois de um lance perigoso de Domingos pela direita que parecia perdido a bola sobra para Luís que, com a cabeça levantada, a coloca milimetricamente na cabeça de Aragão. A finalização foi cirúrgica como se pode comprovar pelas imagens captadas pela televisão. Um golo com uma dedicatória especial para alguém que não pode, para já, fazer uma das coisas que sabe melhor: golos. Com a força e o espírito que são apanágio desta equipa não demorará muito para voltar!
Era o 4-1 e o 5-1 estava já encomendado. Uma bola controlada por Pires, o passe para Luís, novo passe para Aragão, a devolução a Luís e uma abertura a descobrir Horta que depois de aguentar a carga do defesa contrário ainda consegue, com a classe que se lhe conhece, desviar a bola do guardião dos Amigos do CDUL e ver a bola aninhar-se no fundo das redes. Excelente jogada colectiva!
Depois do último golo o ritmo baixou e o adversário aproveitou esse facto para subir no terreno. Os Amigos do CDUL começaram a chegar com mais assiduidade à baliza do Cosmos e ainda conseguiram reduzir o placar para o 5-3 final. Referência novamente para Rocha que com um pontapé fortíssimo fez um golo de belo efeito. Já com o resultado definido, o árbitro da partida ainda teve tempo para fechar os olhos a uma grande penalidade clara cometida por um defensor dos Amigos por mão na bola depois de um cabeceamento de Binas que levava a direcção da baliza.
Tempo também para a atribuição do Óscar de melhor desempenho dramático para um jogador adversário no seguimento de uma entrada de Manel Pinto. Pela reacção do jogador temeu-se a amputação da perna. De resto, o infractor foi amarelado pela entrada.
Foi assim a história deste Cosmos – Amigos do CDUL que resultou numa vitória cósmica por 5-3. O 1º lugar permanece nosso e daqui a duas semanas temos clássico perante o Biqueiras d’Aço. Como sempre será para ganhar!
Os golos estarão disponíveis ainda esta semana.
Mike
sexta-feira, 14 de março de 2008
21ª Jornada do Campeonato do CIF
Estava feito o 1º! O golo que geralmente abre portas para mais alguns. E como eu tinha razão....
Nem um minuto se passava e já a bola estava dentro da baliza outra vez! Talvez um dos golos mais fáceis da carreira de Filipe, pois a bola entrou fruto de um ressalto bastante esquisito! 2-0 para o Cosmos, com um elemento a mais do que o oponente fazia prever uma vitória tranquila. Mas os Canarinhos não baixaram os braços, e sinal disso mesmo foi o remate bem resolvido por Bruno, o guardião improvisado. Aos 19 mins de jogo acontece um momento feio do jogo. Numa jogada de luta e insistência, o bravo e polivalente Presidente-Jogador do Cosmos acaba por levar com um ombro na cara. O facto de ter sido intencional não foi nada bonito, pois além de estar fora das regras do jogo, a grave lesão por ele sofrida poderia ter sido agravada. Com Manel mal tratado e a deitar sangue do nariz, o Cosmos foi forçado a fazer entrar Roxa para o seu lugar. Diga-se que a adaptação foi bem conseguida. Como que em castigo, na cobrança da falta, descaído para o lado esquerdo, hoje dominado pelo Capitão, o mesmo decidiu acabar com a história do jogo, fazendo assim o 3-0 para o Líder do CIF. 3-0!!!!E ainda havia muito jogo pela frente! Se o 2-0 era um rude golpe na estratégia Canarinha, então este 3º golo não estaria certamente nos planos do seu treinador.
O Cosmos empolgou-se e desenvolveu algumas boas jogadas; Filipe uma vez mais rematou por cima e pouco depois o "Playmaker" Zaruto faz um cruzamento perfeito que permite a Aragão num ágil remate obrigar a bola a ser desviada pela linha de fundo! Ainda antes de chegarmos ao intervalo, tempo para um "malabarismo" de dois jogadores Canarinhos que acabam por chocar um contra o outro caindo desamparados no chão! Mas o mais engraçado foi que o árbitro assinalou falta de... Maurício. "Ai é??! Já vais ver o que te vou dar na 2ª parte!!" terá pensado Maurício. O fim da 1ª parte acabou com uma vantagem tranquila de 3-0. Com o começo da 2ª parte veio António SP e o 4-0 para os Cósmicos! Maurício num golaço em arco à entrada da área após boa desmarcação de Luís! Mais um golo para a a galeria dos notáveis. Corria ainda o 1º min da etapa complementar. A sensação de goleada começava a tomar cada vez mais forma, e mais definida ficou ainda quando um par de minutos depois, António se isola e obriga o GR fazer a mancha e permitir que a bola sobrasse para Ricardo Silva que ainda fora da área coloca a bola dentro da baliza num bonito chapéu. 5-0 Para o Cosmos... Tímida resposta dos Canarinhos que apenas consegue, através do seu capitão, um remate por cima da trave de Bruno, quando poderia ter feito bem melhor. Resposta por Maurício, que após grande cruzamento de Janeca faz o mais difícil enviando a bola ao lado! Quem mostrava que não estava para brincadeiras era António, que após boa assistência (mais uma!) não consegue a finalização ideal de Domingos. E depois de alguma insistência Cósmica, Zaruto isola-se e aparentemente sofre grande penalidade, mas na sequência do lance aparece Maurício para o segundo na partida! 6-0!!! Até ao fim do encontro tempo para uma boa defesa de Bruno; duas oportunidades flagrantes desperdiçadas pelos atacantes amarelos; assistência de António para o Hat-Trick de Maurício. Com 7-0 no Placard e consequente desnorte do oponente, Maurício ainda rematou à barra e falhou a recarga que daria o seu Poker. Apesar de os adversário merecer o seu ponto de honra, acabou por ser António a fechar o resultado final, depois de já ter fuzilado de cabeça mas ao lado, após assistência de Aragão. O jogo terminava assim com um expressivo 8-0 no marcador. Uma verdadeira goleada à antiga! E só não acabou em 9 porque Horta não conseguiu finalizar um golo que parecia certo. Brilhante exibição do Cosmos num jogo em que apesar de tudo, o adversário foi digno e fez o seu jogo, mas acabou por pagar a factura pela falta de eficácia Cósmica em outros desafios.quinta-feira, 13 de março de 2008
20ª Jornada do Campeonato do CIF
"O desalento da dupla avançada ante a cerrada defesa do madeira"
Ainda antes do intervalo, Zaruto substituiu Lourenço por Aragão (que ainda viu Binas desperdiçar uma soberana ocasião isolado na cara do guardião contrário..) Procurava-se mais facilidade de remate e força no "um-para-um". A terminar o primeiro tempo, magnífica jogada de "Binário" pela esquerda que cruza com o pé canhoto (mais uma vez) e Miguel Matos, vítima de marcação cerrada cabeceia em "salto de peixe" mas ao lado. Diga-se de passagem que dificilmente poderia fazer melhor."O Capitão estava disposto a resolver o jogo, mas o dia estava mesmo definido para ser não"
Chegava-se ao intervalo. Já com Ricardo Silva e Filipe para os lugares de Roxa e Miguel, coube ao Madeira criar a primeira situação de perigo, aproveitando uma saída em falso de Pedro que quase permitiu a bola alojar-se na nossa baliza, tendo a jogada sido resolvida por Pires. Respondeu o Cosmos com Aragão com um remate por cima da baliza contrária. Começava a criar-se a ideia de que quem marcasse levava os 3 pontos para casa, pois caso os Cósmicos marcassem, mais facilmente viriam mais golos, mas caso acontecesse para o lado do Madeira, a sua estratégia fechar-se-ia mais na defesa. Após estar completamente isolado, Caramelo desperdiça a flagrante oportunidade golo rematando por cima.... Resposta do Cosmos que por intermédio de Ricardo Silva num emate em jeito de fora da área obriga o GR à defesa do dia para canto. Seria um golo de bandeira... E foi já com António para o lugar de Binas que se assistiu ao momento que decidiu o encontro; no meio de uma confusão e de ressaltos, o jogador "Madeira" (se não e engano Carlos Coelho) manda literalmente uma "charutada" que após subir muito alto, acaba por entrar na baliza Cósmica traíndo de forma cruel o GR Pedro. Apesar da intencionalidade ser duvidosa, o facto é que tinha entrado... Estava feito o 1-0 para o Madeira com 16 mins pela frente. Tarefa muito árdua a do Cosmos agora.... Destaque ainda para a entrada já no fim da arama secreta do madeira, Lourenço Cardozo de Meneses, que acabou por ser adiada devido ao golo fortuito do Madeira. E foi sobe uma intensa pressão que o encontro terminou, ditando a perda de 3 pontos para os Cósmicos... No entanto, a 14 jornadas do fim, o líder continua a ser o mesmo; o Cosmos.terça-feira, 4 de março de 2008
Dica
segunda-feira, 3 de março de 2008
4ºs de Final da Taça do CIF
Apreensão ao intervalo. O jogo não estava nada fácil!
Com o intervalo vieram três substituições de uma só assentada; Saíram o Capitão Aragão, Filipe e Moura para as entradas de Domingos, Fred e Horta. Zaruto decidia assim refrescar um pouco as ideias e apostar mais no ataque, passando o assim bravo e voluntarioso Manel Pinto (passando também a Capitão) para a defesa. O jogo manteve o mesmo figurino. Muita luta de parte a parte com as duas equipas a lutar pela passagem à eliminatória seguinte. Até que aos 7 mins do 2º tempo, Sá Pinto, até agora o grande dinamizador e dor de cabeça do SOV inventa um golo em que só ele acreditava e que põe o adversário em vantagem! (Ricardo provou que em vez de estar no CIF, tinha toda a categoria para Capitanear o Sporting. Mas isso já é outra conversa....). O golo afectou um pouco o Cosmos, que permitiu algum controlo do SOV na partida. No entanto, a força anímica do Cosmos não se perdeu, e nunca baixando os braços, a reacção fez-se sentir. Horta que entrou muito bem faz uma excelente desmarcação de cabeça para Fred que... encontra o poste no caminho! Os Gigantes Cósmicos mostravam que não queriam ficar pelo caminho num dos objectivos da época, e a força do querer foi mais forte do que a defesa contrária, que não conseguiu resistir a uma arrancada de Horta pela esquerda que mesmo pressionado por um opositor, consegue oferecer o golo do empate a Fred através de um cruzamento rasteiro onde o melhor marcador do Cosmos conseguiu, muito bem, escapar à marcação adversária e empurrar para o fundo das redes. Já com Ricardo Silva em campo, Domingos que entrou bem na partida proporcionou algumas boas jogadas pelo seu flanco direito, mas coube ao SOV a última grande oportunidade do encontro, obrigando João Melo (que mal sabiam eles que estava pronto a brilhar) a fazer uma boa defesa. Tempo ainda para RB galgar kms para vir fazer uma grande dobra para canto e para Peres afastar de cabeça um livre perigoso. Chegávamos assim ao fim dos 70mins com um empate a duas bolas. Seguia-se a lotaria dos penaltys.... Desde já peço desculpa ao Roxa por ter sido o único jogador a quem não consegui filmar a grande penalidade (e ao Capitão do SOV Pedro Xavier).... 1ª Grande Penalidade SOV: Rebelo atira por cima; Cosmos-2 SOV-2 1ª Grande Penalidade Cosmos: Horta atira para a defesa; Cosmos-2 SOV-2 2ª Grande Penalidade SOV Pedro Xavier marca; Cosmos-2 SOV-3 2ª Grande Penalidade Cosmos: Filipe marca; Cosmos-3 SOV-3 3ª Grande Penalidade SOV: Sá Pinto marca; Cosmos-3 SOV-4 3ª Grande Penalidade Cosmos: Fred marca; Cosmos-4 SOV-4 4ª Grande Penalidade SOV: Nº7 marca; Cosmos-4 SOV-5 4ª Grande Penalidade Cosmos: Luís marca; Cosmos-5 SOV-5 5ª Grande Penalidade SOV: Nº16 marca; Cosmos-5 SOV-6 5ª Grande Penalidade Cosmos: Manel marca; Cosmos-6 SOV-6 6ª Grande Penalidade SOV: Sandro marca; Cosmos-6 SOV-7terça-feira, 26 de fevereiro de 2008
DESCUBRA AS DIFERENÇAS
"Quem anda à chuva molha-se". O mesmo será dizer-se que "Quem joga no Cosmos arrisca-se a ser famoso".
É no Cosmos que quero jogar!
19ª Jornada do Campeonato do CIF
Alinhando com Pedro Vieira; Janeca, Moura e Bruno; Peres, Luís e Aragão; Domingos e Lourenço; Filipe e Fred, o Cosmos até começou bem a partida dando indícios de que queria resolver cedo o encontro. Numa jogada algo confusa, Fred acabou por não conseguir concluir o lance, o que não era tarefa fácil. Ainda nem o primeiro minuto estava decorrido.
Estava então pronta a ser posta em prática a táctica dos Tigres; a de não deixar jogar. Neste período de tentativa de "emolecimento" do jogo e de anulação dos desequilibradores dos Cósmicos, nota de destaque para uma excelente iniciativa individual de Luís que no remate rasteiro obrigou o GR contrário a desviar para canto e pouco depois um bom remate de pé esquerdo do Capitão Aragão, também ele resolvido pela defesa contrária.
Aos 19 mins da 1ª parte a defesa do Cosmos é apanhada em contra-pé pelo cínico ataque dos Tigres, que após conseguir desenvacilhar-se bem dos nosso defesas e facilitada com o escorregão de Bruno , acaba com um avançado adversário a cair na área de Pedro Vieira. O árbitro, perto do lance, nada assinalou.
Pouco depois, após uma grande jogada no flanco direito, o cruzamento foi direitinho para Filipe que, com tudo para fazer o 1º da tarde, faz o que não costuma fazer, falhar um golo de uma maneira incrível. Acontece aos melhores.... Foi pena, porque este lance viria a ter uma grande importância para o resto do encontro. Os Tigres deixariam a retranca e o jogo ficaria mais aberto, favorecendo naturalmente os Cósmicos.
Ainda antes do intervalo, tempo para dois lances de registo; o 1º talvez o mais espectacular do encontro. Moura, que anteriormente se evidenciara com a sua qualidade de remate, cobra um livre descaído para o lado esquerdo e ainda bem longe da baliza com um petardo fenomenal faz embater a bola exactamente na quina da barra e poste mais distante! Uma bomba inacreditável a fazer lembrar o internacional Brasileiro do Fenerbahçe Roberto Carlos, que merecia, sem dúvida, melhor sorte; e ainda uma perdida num cabeceamento perto do golo.
O intervalo chegava assim como uma máscara de oxigénio para os nossos adversários.
No reatar do segundo tempo deu-se mais um marco de grande importância, Manuel Ahrens Teixeira, o Jogador-Presidente do Cosmos regressa á competição após a grave lesão que afastou dos campos durante alguns meses. Bem vindo Manuel! Saíram Domingos e Bruno, entrando além do já referido, Maurício.
E como o regresso de Manuel poderia ter sido de sonho! Num remate muito bem executado a bola tira tinta ao poste esquerdo do GR Tigre, perdendo-se a hipótese de mais um golo para a galeria dos Hall of Fame desta temporada. Mais uma vez, a sorte aliada ao anti-jogo dos oponentes deixava os nosso jogadores à beira de um ataque de nervos.
Seguiram-se minutos de grande entrega e determinação por parte dos Cósmicos com diversas perdidas, entre elas um remate e Fred que desta vez bateu o GR mas.... embateu no poste. Começava a criar-se a ideia de que a bola não iria mesmo querer entrar na baliza. Era como se já estivesse escrito....Já com António SP para o lugar de Aragão, deu-se uma pequena reacção do adversário com um contra-ataque resolvido com uma falta cirúrgica de Maurício e com a defesa da noite por parte de Pedro Vieira, que se agigantou a fazer a mancha quando se temia o pior... Pode se dizer que tivemos sorte neste lance, mas se de facto se comparasse a sorte de um e de outro conjunto, os Tigres goleavam!
O jogo acabou sob uma enorme, repito, enorme festa do adversário, que parecia que atingia o objectivo da época. Pena que haja equipas que se preocupem apenas com o pontinho, quando se viu que se tentassem jogar de igual para igual até poderiam criar situações de perigo como se viu, e poderiam assim colaborar para um maior espectáculo nas tardes de futebol no CIF.
Um pouco mais de sorte poderia ter tornado o Tigre... na presa.
terça-feira, 19 de fevereiro de 2008
18ª Jornada do Campeonato do CIF
Em missão de espionagem, os pupilos de Zaruto assistiram ao empate entre SOV e Biqueiras a duas bolas. Sá Pinto ainda marcou, mas não foi o suficiente. No intervalo, Aragão serviu de Cheerleader para animar as bancadas.
RB mostrou que sentir o Comos não é apenas dentro de campo, evidenciando assim o seu lado Ultra-Cósmico.
Ainda não foi desta; milhares e milhares de adeptos, desiludidos pelo facto do Estádio Pinto Basto ainda só possuir apenas uma bancada, acabaram por ficar no exterior do estádio ouvindo o relato do jogo. Mesmo assim, a festa fez-se sentir, nomeadamente pelo Núcleo de Arruda dos Vinhos, que munidos de muito tintol até inventaram uma música para um dos jogadores mais acarinhados pelos adeptos "Deixa o avião, sê só nosso Aragão!!"
segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008
17ª Jornada do Campeonato do CIF
Na ausência dos Repórteres de Campo, coube ao nosso Presidente fazer um resumo do que se passou em campo.
Contas feitas no fim da 1ª volta, o Cosmos termina em 1º lugar!
Equipa: João Melo, Janeca, RB e Pires Silva, Luí SP e Pedro D.Borges Aragão à direita e Filipe à esquerda Fred e Maurício "Jogo sem História dominado do principio ao fim pelo Cosmos. Golos falhados por Filipe, Aragão e Maurício antes do 1º golo. Lance de Fred a isolar Maurício e Filipe ao mesmo tempo que conseguiu ser mais rápido do que o primeiro e à saída do keeper fez o 1º. 1-0 ao intervalo. Na segunda parte entraram Moura e Binas para lugar de Janeca e Maurício. Entrámos forte e a pressionar falhando vários golos até que aos 10 minutos da 2ª parte, depois de um canto, a bola fica a sobrar para Moura que com uma bela assistência proporciona ao Fred no um cabeceamento para o 2-0. Depois, já com Miguel e Zaruto em campo nos lugares de Filipe e Ricardo Silva, fizemos o 3-0 num lance que, literalmente, acabou com o jogo. Depois de um lançamento de João Melo, o guarda redes adversário, fora da sua área, e o Miguel Matos disputam a bola de cabeça. Daqui resultou golo e o guarda redes lesionado durante 7 minutos que não foram compensados no fim do jogo!! Era o fim da 1ª volta, Cosmos em primeiro!"17ª Jornada - Cosmos 3-0 Purrianos
segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008
8avos Final da Taça do CIF
De facto a história do jogo até podia ter sido bem diferente! Gi, o jogador mais inconformado do Pé-Leve, após uma excelente iniciativa em que passou por 2 adversários e com tudo para inaugurar o marcador dispara ao lado... Mas este lance não perturbou o Cosmos, na jogada seguinte, através de um cruzamento de Lourenço (hoje não marcou) a semear pânico na defesa oposta. RB, o golo ali tão perto....
O jogo estava muito, muito bem disputado! Na minha opinião terá sido talvez a melhor 1ª parte que vi nos últimos tempos! E de novo num cruzamento, desta feita pelo maestro do meio campo, Luís SP, Lourenço cabeceia fraco para a defesa do GR. Pouco depois, Luís, novamente desfere um remate de pé esquerdo ao lado.
Moura mostrou que estava com a apontaria afinadaPeres mostrou-se muito voluntarioso na acção defensiva a meio campo
O jogo estava de facto muito bom e no seguimento do canto, a bola sobra para RB que em situação previligiada remata à figura. Do outro lado havia Gi que se mostrava decidido a fazer mossa. Exemplo disso duas jogadas que obrigaram Pires e depois outro defensor a resolver cedendo canto. Estes dois lances coincidiram com uma maior pressão do adversário. Estavam decorridos 25mins de jogo. E sobre o maior controlo do Pé-Leve chegámos ao intervalo.A dupla de avançados foi "vítima" do pouco espaço cedido pelos defesas contrários
No reatar do jogo “ficaram no balneário” Maurício, Binas e RB, entrando para os seus lugares Pignatelli, António e Janeca, respectivamente. Pouco depois do recomeço, uma boa combinação do ataque “Pé-Leveano” levada por um sprint do nº37, mas Peres, muito importante e voluntarioso no fecho do meio campo, faz uma excelente dobra, anulando assim o perigo. Pouco depois, os irmãos Souza Pinto tentaram visar a baliza mas sem sucesso. Estavam decorridos 14 mins da 2ª parte quando num grande lance, um avançado contrário se isolou perante a incredulidade da defesa que provavelmente esperava por um fora de jogo, corre quase meio campo, e quando se previa o pior, eis que Nuno Monteiro faz a defesa do dia!! Parecia golo certo, mas a frieza demonstrada neste lance foi notável! Pode-se dizer que a vitória do Cosmos começou no nosso guarda redes. Foi de facto um lance que mudou o rumo dos acontecimentos, pois entrámos numa fase de domínio do Pé-Leve que durante uns momentos deixou a equipa do Cosmos a “ver jogar”, tendo mesmo falhado mais um golo… Já com RB e Binas de volta ao campo, por troca com Pires e Cordovil, veio a reacção Cósmica; Aragão arranca pelo lado esquerdo, flecte para o centro e dispara para uma grande defesa! E foi quando já se esperava que o desfecho fosse para as grandes penalidades, num livre de muito longe (talvez 30metros!), Bernardo Moura desfere uma bomba que entra quase no ângulo da baliza!! GOLAÇO CÓSMICO que coincidiu entre a festa de uns e a desolação total de outros! Faltavam 7 mins para o fim da partida e o Cosmos adiantava-se no marcador...Pires é um dos pilares desta equipa do Cosmos
E foi perante uma forte pressão final do Pé-Leve que o Cosmos seguiu, justamente, em frente na Taça. Acredito que, mesmo que fossemos a penaltys, estes apenas serviriam novamente para Nuno Monteiro, um dos heróis desta tarde, brilhar. Pode-se dizer que houve Taça, não “festa da Taça”. Esperam-nos agora os 4os Final da Taça.Manuel Ahrens Teixeira, ainda recuperar da grave lesão sforida, esteve no comando da equipa substituindo assim Zaruto.
(Golo do Moura. Peço desculpa, mas devido ao equipamento existente e falta de luz foi complicado filmar em melhores condições)
Parabéns Cosmos!!!
sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008
quinta-feira, 31 de janeiro de 2008
Projecção Cósmica
quarta-feira, 30 de janeiro de 2008
16ª Jornada do Campeonato do CIF
Já se previa que uma vez mais, a tarefa do Cosmos não iria ser fácil
1min volvido, o lance que veio a revelar-se muito importante para o desenrolar da partida; o Guardião contrário defende uma bola já fora da área permitida e recebe ordem de expulsão quando faltava apenas alguns instantes para o intervalo.
! Luís SP ainda tinha colocado a bola habilmente dentro da baliza num belo chapéu, mas o juiz do encontro já tinha apitado. Francisco Nobre, que até ao momento estava a rubricar uma excelente mas ingrata missão de fechar o corredor onde Lourenço frequentemente metia a 5ª, foi o sacrificado, passando a a ser ele o defensor da baliza. Importa frisar que o fez com brilho.
O momento que ditou a expulsão do guardião do Pé-Leve
No seguimento da jogada, Horta remata por cima da trave. Chegou-se ao intervalo. Com o reatar do encontro saíram António e Horta para o lugar de Binas e Fred. Mas a 1ª ocasião desta segunda parte coube ao Pé-Leve, que num remate a rasar o poste da baliza de João Melo quase inaugurava o marcador. Mas o susto entusiasmou o Cosmos e na jogada seguinte, Fred rematou violentamente à trave! A bola ainda bateu no chão, mas de onde estava não consegui perceber se de facto a bola entrou ou não.Luís Souza Pinto, um verdadeiro jogador de equipa
No meio campo destacava-se a entrega do raçudo Pedro D.Borges, que não dava um lance como perdido, lutando até a exaustão para levar a equipa para a frente. Com a entrada de Aragão, que entretanto foi surpresa no banco pouco tempo antes do início do jogo, para o lugar de Ricardo Silva, O Cosmos entrava numa fase de maior pressão sobre o adversário, e numa boa jogada desenvolvida pelo lado esquerdo surge a 1ª oportunidade para Nobre brilhar com uma excelente mancha a negar o 1º do Cosmos. Pouco depois, num canto a bola sobra para RB que à meia volta desfere um remate por cima da barra e 2mins volvidos e muito bem lançado, Fred rematou a rasar o poste, deixando em desespero os Cósmicos que de fora assistiam ao sufoco que ia apertado o Pé-Leve. Adivinhava-se o golo do Cosmos, numa altura de jogo em que geralmente poucas equipas resistem ao seu caudal ofensivo.Janeca apresenta uma condição física invejável
E foi com a entrada em campo da estrelinha que o Cosmos partiu para a vitória. Numa jogada rapidíssima do adversário, a bola é colocada nas costas da defesa e num dos raros momentos em que RB foi batido e por mérito do atacante, o remate sai.... milagrosamente ao lado!!Estrelinha estarão vocês a perguntar. Essa mesma! Aquela que costuma acompanhar os grandes campeões! E foi isso que foram os jogadores nesta manhã! Uma vez mais, usando como tónico um susto, Lourenço, à segunda desfere um grande remate em trivela (que eu não consegui acompanhar ao nível do Mike) fazendo um golaço!! Estava lá dentro! Um golaço ao ângulo!! Aos 22mins da 2ª parte, o Cosmos finalmente estava em vantagem! Mas não era tudo, nem um minuto mais tarde, após uma grande desmarcação para Aragão e.... 2-0 para Cosmos!! estava dada a machadada final na força anímica do adversário. A partir de agora, muito dificilmente alguém nos tirava estes 3 preciosos e saborosos pontos!!
O mais difíil estava feito; o primeiro!
Lourenço parece dizer que se acustumou a marcar! Não fosse este o seu 3º jogo consecutivo a marcar
A partir daqui, e com o jogo já sentenciado, coube a Binas e António (entretanto já reentrado) desperdiçarem algumas boas ocasiões, tendo este último após notável trabalho a picar a bola por cima de um defesa deixar a bola bater no chão, perdendo-se assim a hipótese de um golo de classe. Tempo ainda para Nobre brilhar com duas boas intervenções.É um facto que o Cosmos jogou uma parte em superioridade numérica, mas a verdade essa está bem longe da diferença de número de jogadores em campo. A união e vontade de vencer deste fantástico grupo são a chave para que possamos deixar a nossa marca em cada desafio e quem sabe na História do Clube.