sexta-feira, 10 de outubro de 2008

domingo, 21 de setembro de 2008

1ª JORNADA DO CAMPEONATO DO CIF

Cosmos-4 Purrianos-1
(Domingos 1-0, Aragão 2-0; Maurício 3-0 e 4-1)
Tarde espectacular no CIF (pecando apenas pelo excesso de calor) preparada para acolher o jogo de estreia dos Cósmicos na Temporada versão 2008/2009.
Zaruto fez alinhar no 1º "onze" do Campeonato João Melo; Janeca, RB e Pires (CAP); Ricardo Silva, Luís Souza Pinto e Ricardo Sá Pinto; Domingos e Binas; Aragão e o bem regressado nº 10 Filipe Fortes. E mal nos preparávamos para começar a ver o jogo quando DOMINGOS faz o debute! Num abrir e fechar de olhos o veloz extremo abria assim o mercador após jogada confusa na área. Começo em forma de pesadelo para os Purrianos, que apesar de tudo souberam reagir bem a este contratempo.
Sem nunca perder o controlo do encontro eis que surgem duas perdidas de Domingos, que poderia ter ido nessa noite para o LUX a gabar-se de ter feito um Hat-Trick.
Apesar de ter sido o 1º jogo oficial e de haver ainda a típica falta de rotina característica de cada começo de época, o Cosmos foi responsável por uma exibição segura e sem nunca dar grande hipóteses ao adversário e nessa onda de domínio surgiu, naturalmente o 2-0 após uma jogada plena de pulmão e garra habitual de Sá Pinto a oferecer o golo a ARAGÃO que mais não teve de fazer do que encostar.
Antes de chegar ao intervalo, tempo para dois Cósmicos serem amarelados, Domingos escusadamente e RB após falta a meio campo sem justificação para sanção disciplinar.
A 2ª parte começou com a maior perdida da Equipa dos Purrianos, quando após excelente jogada a desmarca-lo, um atacante driblou João Melo mas acabou por perder tempo e permitir a recuperação da defesa Cósmica.
Pouco depois do reatar do jogo deu-se uma substituição e alteração táctica; Domingos saiu para entrar Bruno Pignatelli, passando o Cosmos a jogar com 4 defesas e Sá Pinto para a posição de matador num 4*2*3*1.
Mas o que poucos puderam presenciar foi o ar divertido e endiabrado de José Maurício enquanto se recriava com a bola ao intervalo! E quando Zaruto esfregou a lâmpada e o fez entrar para o lugar de Filipe, MAURÍCIO, qual génio, faz golo na 1ªvez em que toca na bola, aproveitando o fraco jogo de pés do GR contrario.
O jogo parecia sentenciado, mas os Purrianos acabaram por reduzir de imediato após uma grande jogada onde o atacante conseguiu surpreender a defensiva e fazer um golo bonito.
Mas MAURÍCIO ainda tinha dois desejos por conceder; o 1º fe-lo através de um belíssimo golo de cabeça pleno de classe a centro do incansável Sá Pinto e o outro através de um golpe de judo a um adversário onde proporcionou uma gargalhada na plateia quando afirmou ser "defensor do bom futebol".

Para terminar, destaque-se a estreia de Chico Nobre com a caisola do Cosmos.

Resultado de 4-1 esclarecedor e tranquilo para o Cosmos. Já só faltam 33 jogos!

TEMPORADA 2008/2009

INTRODUÇÃO:
Apesar do Campeonato passado ter sido perdido já na fase final, a verdade é que a nossa Equipa, o Cosmos, acabou por deixar uma boa imagem de marca. A prova de que o futebol bem jogado não se resume apenas aos grandes palcos. Apesar do "amadorismo" em que este Campeonato do CIF vive, talvez noutros aspectos supere os mais competitivos; o facto de por trás de uma grande Equipa existir um ainda maior grupo de amigos, e é este o factor que se torna ainda mais relevante em busca do sucesso por todos nós pretendidos.
Venho por isso por este meio agradecer os bons momentos que passei com a Família do Cosmos no meu ano de estreia e aproveitar para dar as boas vindas aos reforços para a exigente época que aí vem; Ricardo Sá Pinto, Chico Nobre, Lotus e Bernardo Montelhano e de saudar a "promoção" do Janeca, o Maldini do Cosmos, a Jogador-Treinador-Adjunto.
Um abraço e boa sorte a todos!!!
FORÇA COSMOS!!!!

sábado, 19 de abril de 2008

Cosmos 4 - 1 S.Domingos

A crónica vai ser feita pelo Sonso, mas ficam já disponíveis os vossos golos. Pela ordem do marcador: 1-1 por Lourenço 3-1 por António 4-1 por Luís

terça-feira, 15 de abril de 2008

24ª Jornada do Campeonato do CIF

Madeirinha-0 Cosmos-6
(0-1 Aragão, 0-2 Bruno, 0-3 Binas, 0-4 Fred, 0-5 Aragão e 0-6 Binas)
Vitória tranquila do Cosmos esta manhã no CIF. A soma de mais 3 pontos num jogo teoricamente mais fácil, mas onde se decidem os campeonatos, permitiu aos Cósmicos manterem-se mais uma jornada na liderança da tabela classificativa.
Alinhando com Pedro; Janeca, RB, Pires; Silva, Luís, Aragão (Cap.); Lourenço e Manel; Fred e Miguel, entrámos muito fortes no jogo criando imediatamente duas ocasiões de golo. No entanto estava visto que o Madeirinha manter as suas redes invioláveis era uma questão de tempo, e tal ficou comprovado quando após uma jogada algo confusa, mas de grande persistência de Fred, que o Capitão Ricardo Aragão Pinto aproveitou muito bem para fazer o 1º! Antes do intervalo houve ainda tempo para uma grande penalidade deixada passar em claro após uma espectacular jogada de Manel Pinto. Encontrava-me perto do lance, mas acreditem que quem calmamente tomava o seu café na explanada concerteza ouviu o som de tamanha cacetada. O intervalo chegava, não antes de Aragão desperdiçar nova ocasião após mau atraso de um defesa contrário.
A 2ª parte começou,e apesar do nosso estimado Director de Imagem e a sua perícia multimédia não estarem presentes devido a compromissos profissionais, a minha máquina estava. Felizmente! Pois num bom feeling decidi filmar um momento mágico; livre descaído para o lado direito, e Bruno Pignatelli, que entretanto tinha entrado, a transbordar classe, faz uma bonita folha seca que não dá a mínima hipóteses ao GR contrário e entra na baliza! 2-0 para o Cosmos!! Mesmo que o GR não ficasse a olhar, teria de ter começado a correr um par de segundos antes da bola partir para a tentar defender. Empolgados com o golo, seguiram-se algumas jogadas de excelente futebol! Numa jogada de sonho, Miguel Matos dá um toque de peito para a entrada da área, onde surge Manel Pinto a rematar violentamente de pé esquerdo a bola, mas esta embate com um estrondo no ângulo!! Perante tal caudal ofensivo, o Madeirinha viu um dos seus elementos ser expulso, ficando assim reduzidos a 10 unidades. E assim a tarefa ficou facilitada, surgindo de seguida o 3º e 4º por intermédio de Binas, que também entrara na 2ª parte com Zaruto, e Fred. E com o desnorte total do adversário surgiu o golo da tarde do Capitão num grande remate de fora da área e o "bis" de Binas, fechando o placard em 6-0.
Com esta vitória o grande objectivo para esta temporada não só se mantém intacto como se encontra um jogo mais próximo!

sexta-feira, 11 de abril de 2008

2ª Final da Taça do CIF

E assim chegou o fim do sonho. Com a eliminação da Taça, o Cosmos viu cair por terra o seu grande sonho. Não o de vencer a Taça, mas o sonho de vencer todas as competições em que estava envolvido para esta época.

11 Inicial com João Melo; RB, Moura e Pires; Ricardo Silva, Aragão (Cap.) e Rocha; Manel Pinto e Binas; António SP e Nuno Horta. No banco estavam Peres, Lourenço e Miguel matos.

Apesar do afastamento precoce (precoce na medida em que o mínimo que todos esperávamos seria a Final), os Cósmicos até entraram melhor na partida, adiantando-se no marcador através do tento de António SP após boa assistência de Manel Pinto. Tudo parecia bem encaminhado, pois após o golo inaugural, o Cosmos continuou com boa atitude, até que aos 10 mins surgiu o empate.
Até ao intervalo, e com uma exibição pálida da nossa equipa, não houve momentos dignos de grande interesse.
Na etapa complementar, a história foi diferente em relação ao que de oportunidades diz respeito, mas no entanto, os resultados práticos não foram muito diferentes. As 4 oportunidades flagrantes criadas por António, Aragão, Horta e Manel (esta última já muito perto do fim), não tiveram a sorte desejada. E assim com o terminar do jogo, as decisões ficavam, uma vez mais, adiadas para o desempate por grandes penalidades....
Neste capítulo o Laranjada acabou por ser mais feliz (António falhou, Lourenço marcou, Miguel marcou, Aragão marcou e Manel falhou...) e garantir a presença na final da Taça da presente temporada. Ao Cosmos, já detentor da Super-Taça, resta a grande motivação de destronar o actual campeão, o SOV, e garantir a vitória na principal competição do CIF.

quinta-feira, 20 de março de 2008

Em nome de toda a Família Cósmica, gostaria de dar um grande abraço de força para o nosso amigo Filipe. Após já ter marcado muitos golos ao longo da sua carreira, todos nós, e especialmente o próprio, temos a certeza de que o mais importante vem aí! Aguardamos entusiasticamente o seu regresso para nos ajudar nesta dura fase final da temporada.

E aqui deixo uma gracinha, imitando um cântico que os adeptos do Porto tinham para um dos seus jogadores mais acarinhados e que hoje joga no Barcelona:
"És o nosso nº10!
Fintas quem vier!
És melhor do que o Carlos Xavier!
É o Filipe allez allez!!!!"
FORÇA FILIPE!!!!

domingo, 16 de março de 2008

22ª Jornada do Campeonato do CIF

Cosmos, 5 Amigos do CDUL, 3 (Maurício, 2' + 9'; Fred, 20'; Aragão, 38'; Horta, 41')

A tarde tinha todos os ingredientes. Sol, “muito” público, um adversário de qualidade e a confiança que uma goleada por 8-0 confere a qualquer equipa. Essa equipa era o Cosmos e a goleada tinha sido obtida frente aos Canarinhos. O adversário de hoje era os Amigos do CDUL, um clube ainda com poucos capítulos na longa história que é o campeonato do CIF.

Os primeiros minutos de jogo fizeram os espectadores pensar que se podia assistir novamente a outro festival de golos. De facto, a rápida entrada do Cosmos e de um dos seus goleadores de serviço, Maurício, tornou legítimo esse pensamento. Aos 2 minutos de jogo, a rápida reacção do experiente ponta de lança cósmico fez com que o Cosmos iniciasse a partida praticamente a vencer.

Sete minutos depois Maurício, a atravessar um excelente momento de forma, voltou a ser mais expedito que a defesa contrária e atirou a contar para o fundo das redes. Era o 2-0 a aproveitar um cruzamento de Lourenço BV que ainda bateu num adversário e viu Fred falhar a emenda antes de chegar ao matador.

Com o jogo a caminhar para o que podia ser um passeio, valeu a rápida reacção dos Amigos do CDUL que tinham em Rui Rocha a sua arma principal. Foi aliás, num remate deste, que um dos amigos dos universitários aproveitou para reduzir. Uma jogada bem construída pela esquerda, um remate repentino de Rocha, a defesa incompleta de Pedro e a recarga vitoriosa dos adversários resumem o lance que parecia devolver a vida ao jogo. Poderia ter devolvido se do outro lado não estivesse uma equipa que só tinha olhos no golo. Mais uns minutos volvidos e Fred, a culminar uma jogada que teve Zaruto e Aragão como intervenientes, fez o seu primeiro e o respectivo terceiro do Cosmos.

Este golo teve o condão de acalmar o jogo e de equilibrar a partida. Foi nesta fase de jogo que se viram os Amigos do CDUL a ter algum ascendente sobre o Cosmos com lances de bom entendimento e que chegaram, inclusivamente, a ver um golo anulado por suposta mão na bola. Sem o recurso a imagens vídeo dá-se o benefício da dúvida ao árbitro. Destaque também para o remate de primeira que Rocha protagonizou e que fez temer o pior para quem assistia da bancada.

A segunda parte trouxe algumas mudanças. Maurício saiu tocado para dar lugar a Horta e Domingos subiu ao relvado para render Bruno, fazendo Lourenço recuar no campo. Ainda durante a 1ª parte Zaruto saíra entrando para o substituir o presidente/jogador Manel “Lomu” Pinto. O certo é que estas alterações produziram efeito instantâneo nos cósmicos. Foi também nesta altura que Luís SP e o capitão/aeromoço Aragão, a dupla do sector intermédio, decidiram entrar definitivamente no jogo. Depois de um lance perigoso de Domingos pela direita que parecia perdido a bola sobra para Luís que, com a cabeça levantada, a coloca milimetricamente na cabeça de Aragão. A finalização foi cirúrgica como se pode comprovar pelas imagens captadas pela televisão. Um golo com uma dedicatória especial para alguém que não pode, para já, fazer uma das coisas que sabe melhor: golos. Com a força e o espírito que são apanágio desta equipa não demorará muito para voltar!

Era o 4-1 e o 5-1 estava já encomendado. Uma bola controlada por Pires, o passe para Luís, novo passe para Aragão, a devolução a Luís e uma abertura a descobrir Horta que depois de aguentar a carga do defesa contrário ainda consegue, com a classe que se lhe conhece, desviar a bola do guardião dos Amigos do CDUL e ver a bola aninhar-se no fundo das redes. Excelente jogada colectiva!

Depois do último golo o ritmo baixou e o adversário aproveitou esse facto para subir no terreno. Os Amigos do CDUL começaram a chegar com mais assiduidade à baliza do Cosmos e ainda conseguiram reduzir o placar para o 5-3 final. Referência novamente para Rocha que com um pontapé fortíssimo fez um golo de belo efeito. Já com o resultado definido, o árbitro da partida ainda teve tempo para fechar os olhos a uma grande penalidade clara cometida por um defensor dos Amigos por mão na bola depois de um cabeceamento de Binas que levava a direcção da baliza.

Tempo também para a atribuição do Óscar de melhor desempenho dramático para um jogador adversário no seguimento de uma entrada de Manel Pinto. Pela reacção do jogador temeu-se a amputação da perna. De resto, o infractor foi amarelado pela entrada.

Foi assim a história deste Cosmos – Amigos do CDUL que resultou numa vitória cósmica por 5-3. O 1º lugar permanece nosso e daqui a duas semanas temos clássico perante o Biqueiras d’Aço. Como sempre será para ganhar!

Os golos estarão disponíveis ainda esta semana.

Mike

sexta-feira, 14 de março de 2008

21ª Jornada do Campeonato do CIF

Cosmos-8 Canarinhos-0 (1-0 Aragão g.p. 10 ', 2-0 Filipe 11 ', 3-0 Aragão 17 ', 4-0 Maurício 36 ', 5-0 R. Silva 38 ', 6-0 Maurício 50 ', 7-0 Maurício 54 ' e 8-0 António 64 ')
Chuva de golos esta manhã no CIF! Nem os mais optimistas esperariam um desenlace tão volumoso. Terá sido a goleada da época e talvez a eficácia na concretização que "os Deuses" evitaram noutros jogos.
Devido às mais variadas razões, umas melhores, outras piores, os Cósmicos encontravam-se privados dos seus 4 guarda-redes, sendo por isso o sacrificado Bruno Pignatelli a ocupar, e bem, a vaga na baliza. Sendo assim, o Cosmos alinhou com Pignatelli; Janeca, RB e Manel Pinto; Ricardo Silva, Luís e o Treinador-jogador Zaruto; Domingos e Aragão; Filipe e Maurício.
Nem um minuto já tinha corrido e já Filipe rematava por cima da baliza contrária. Sinal óbvio de que o golo era para ser obtido o quanto antes! Pouco depois, Bruno decide oferecer um brinde aos poucos adeptos presentes, fazendo uma "nózada" ao avançado que lhe tenta tirar a bola. Na sequência da jogada, seguiu-se uma investida de Maurício, que parecia querer prometer uma tarde de grande qualidade, mas o lance acaba por se perder.
E eis que com apenas 5 mins de jogo, uma arrancada de Aragão pelo lado canhoto resulta em penalty favorável ao Cosmos! Prontamente assinalado, gerou-se a confusão total na equipa dos Canarinhos, acabando por ser expulso o defesa que cometeu a falta. Apesar de tudo, mesmo que o lance fosse duvidoso, a reacção do jogador não poderia ser aquela, sendo por isso a meu ver justa a expulsão do mesmo por parte do árbitro, pois a falta seria apenas para amarelo. Após algum "sururu", a grande penalidade apenas foi marcada 5 mins mais tarde. Resultado, bola para um lado, GR para o outro! Aragão, uma vez mais não perdoava!

Estava feito o 1º! O golo que geralmente abre portas para mais alguns. E como eu tinha razão....

Nem um minuto se passava e já a bola estava dentro da baliza outra vez! Talvez um dos golos mais fáceis da carreira de Filipe, pois a bola entrou fruto de um ressalto bastante esquisito! 2-0 para o Cosmos, com um elemento a mais do que o oponente fazia prever uma vitória tranquila.
Mas os Canarinhos não baixaram os braços, e sinal disso mesmo foi o remate bem resolvido por Bruno, o guardião improvisado.
Aos 19 mins de jogo acontece um momento feio do jogo. Numa jogada de luta e insistência, o bravo e polivalente Presidente-Jogador do Cosmos acaba por levar com um ombro na cara. O facto de ter sido intencional não foi nada bonito, pois além de estar fora das regras do jogo, a grave lesão por ele sofrida poderia ter sido agravada. Com Manel mal tratado e a deitar sangue do nariz, o Cosmos foi forçado a fazer entrar Roxa para o seu lugar. Diga-se que a adaptação foi bem conseguida.
Como que em castigo, na cobrança da falta, descaído para o lado esquerdo, hoje dominado pelo Capitão, o mesmo decidiu acabar com a história do jogo, fazendo assim o 3-0 para o Líder do CIF. 3-0!!!!

E ainda havia muito jogo pela frente! Se o 2-0 era um rude golpe na estratégia Canarinha, então este 3º golo não estaria certamente nos planos do seu treinador.

O Cosmos empolgou-se e desenvolveu algumas boas jogadas; Filipe uma vez mais rematou por cima e pouco depois o "Playmaker" Zaruto faz um cruzamento perfeito que permite a Aragão num ágil remate obrigar a bola a ser desviada pela linha de fundo!
Ainda antes de chegarmos ao intervalo, tempo para um "malabarismo" de dois jogadores Canarinhos que acabam por chocar um contra o outro caindo desamparados no chão! Mas o mais engraçado foi que o árbitro assinalou falta de... Maurício. "Ai é??! Já vais ver o que te vou dar na 2ª parte!!" terá pensado Maurício.
O fim da 1ª parte acabou com uma vantagem tranquila de 3-0.
Com o começo da 2ª parte veio António SP e o 4-0 para os Cósmicos! Maurício num golaço em arco à entrada da área após boa desmarcação de Luís! Mais um golo para a a galeria dos notáveis. Corria ainda o 1º min da etapa complementar. A sensação de goleada começava a tomar cada vez mais forma, e mais definida ficou ainda quando um par de minutos depois, António se isola e obriga o GR fazer a mancha e permitir que a bola sobrasse para Ricardo Silva que ainda fora da área coloca a bola dentro da baliza num bonito chapéu. 5-0 Para o Cosmos... Tímida resposta dos Canarinhos que apenas consegue, através do seu capitão, um remate por cima da trave de Bruno, quando poderia ter feito bem melhor. Resposta por Maurício, que após grande cruzamento de Janeca faz o mais difícil enviando a bola ao lado! Quem mostrava que não estava para brincadeiras era António, que após boa assistência (mais uma!) não consegue a finalização ideal de Domingos. E depois de alguma insistência Cósmica, Zaruto isola-se e aparentemente sofre grande penalidade, mas na sequência do lance aparece Maurício para o segundo na partida! 6-0!!!
Até ao fim do encontro tempo para uma boa defesa de Bruno; duas oportunidades flagrantes desperdiçadas pelos atacantes amarelos; assistência de António para o Hat-Trick de Maurício. Com 7-0 no Placard e consequente desnorte do oponente, Maurício ainda rematou à barra e falhou a recarga que daria o seu Poker. Apesar de os adversário merecer o seu ponto de honra, acabou por ser António a fechar o resultado final, depois de já ter fuzilado de cabeça mas ao lado, após assistência de Aragão. O jogo terminava assim com um expressivo 8-0 no marcador. Uma verdadeira goleada à antiga! E só não acabou em 9 porque Horta não conseguiu finalizar um golo que parecia certo.
Brilhante exibição do Cosmos num jogo em que apesar de tudo, o adversário foi digno e fez o seu jogo, mas acabou por pagar a factura pela falta de eficácia Cósmica em outros desafios.
O 1º lugar continua nosso!

quinta-feira, 13 de março de 2008

20ª Jornada do Campeonato do CIF

Madeira-1 Cosmos-0
Em primeiro lugar gostaria de pdir desculpas ao Grupo Cósmico pela minha demora na publicação das crónicas. O Cosmos entrou mentalizado com as dificuldades que o Madeira iria trazer. Uma vez mais o adversário iria tentar ao máximo conseguir um bom resultado contra nós.
Entrando com Pedro; Janeca, RB e Pires; Manel, Luís SP e Roxa; Louenço e Binas; Fred e Migel Matos, o Cosmos até tentou resolver bem cedo o jogo, pois sabíamos que caso não o fizessemos, as dificuldades criadas pelo adversário e até alguma ansiedade por nós criada iriam complicar as coisas, e os dois primeiros livres de Binas (muito bem nos cruzamentos de pé esquerdo!) terminaram com os cabeceamento de Janeca ao lado e de Manel Pinto (muito bravo a disputar cada lance, como aliás é sua imagem de marca) para as mãos do GR adversário. Entrávamos numa fase de jogo duro e com espaço até que a 5 mins do intervalo surgiu a melhor e talvez única oportunidade para os "Madeirenses"; o nº 33 marca muito bem um livre directo que permitiu a Pedro brilhar, ficando a bola durante alguns segundos quase sobre a linha sendo aliviada in extremis por Pires para canto!

"O desalento da dupla avançada ante a cerrada defesa do madeira"

Ainda antes do intervalo, Zaruto substituiu Lourenço por Aragão (que ainda viu Binas desperdiçar uma soberana ocasião isolado na cara do guardião contrário..) Procurava-se mais facilidade de remate e força no "um-para-um". A terminar o primeiro tempo, magnífica jogada de "Binário" pela esquerda que cruza com o pé canhoto (mais uma vez) e Miguel Matos, vítima de marcação cerrada cabeceia em "salto de peixe" mas ao lado. Diga-se de passagem que dificilmente poderia fazer melhor.

"O Capitão estava disposto a resolver o jogo, mas o dia estava mesmo definido para ser não"

Chegava-se ao intervalo. Já com Ricardo Silva e Filipe para os lugares de Roxa e Miguel, coube ao Madeira criar a primeira situação de perigo, aproveitando uma saída em falso de Pedro que quase permitiu a bola alojar-se na nossa baliza, tendo a jogada sido resolvida por Pires. Respondeu o Cosmos com Aragão com um remate por cima da baliza contrária. Começava a criar-se a ideia de que quem marcasse levava os 3 pontos para casa, pois caso os Cósmicos marcassem, mais facilmente viriam mais golos, mas caso acontecesse para o lado do Madeira, a sua estratégia fechar-se-ia mais na defesa. Após estar completamente isolado, Caramelo desperdiça a flagrante oportunidade golo rematando por cima.... Resposta do Cosmos que por intermédio de Ricardo Silva num emate em jeito de fora da área obriga o GR à defesa do dia para canto. Seria um golo de bandeira... E foi já com António para o lugar de Binas que se assistiu ao momento que decidiu o encontro; no meio de uma confusão e de ressaltos, o jogador "Madeira" (se não e engano Carlos Coelho) manda literalmente uma "charutada" que após subir muito alto, acaba por entrar na baliza Cósmica traíndo de forma cruel o GR Pedro. Apesar da intencionalidade ser duvidosa, o facto é que tinha entrado... Estava feito o 1-0 para o Madeira com 16 mins pela frente. Tarefa muito árdua a do Cosmos agora.... Destaque ainda para a entrada já no fim da arama secreta do madeira, Lourenço Cardozo de Meneses, que acabou por ser adiada devido ao golo fortuito do Madeira. E foi sobe uma intensa pressão que o encontro terminou, ditando a perda de 3 pontos para os Cósmicos... No entanto, a 14 jornadas do fim, o líder continua a ser o mesmo; o Cosmos.

terça-feira, 4 de março de 2008

Dica

Já que estamos perante o tema "Grande Penalidade", deixo-vos algumas curiosidades:
-Até os melhores falham grandes penalidades! Maradona já o fez. Roberto Baggio viu fugir-lhe um Campeonato do Mundo quando em 1994 falhou a sua tentativa ante o Brasil na Final.
-O único jogador (pelo menos mais sonante ou com uma carreira mais vistosa) a nunca falhar um pontapé da marca dos 11 metros ao longo da sua carreira foi Lothar Matthäus!
- No entanto, se quiserem (e tiverem paciência) presenciar uma Grande Penalidade realmente indefensável, vejam a minha. É a 3ª dos Azuis... Mesmo perante a grande pressão do adversário, sem hipóteses. Recomendo.

segunda-feira, 3 de março de 2008

4ºs de Final da Taça do CIF

Cosmos-2 SOV-2
(1-0 Miguel Matos 20' e 2-2 Fred 53')
Dia de Taça hoje no CIF. Perante o emocionante desafio que se previa, dei asas à minha dedicação Cósmica, optando por não me deslocar a Alvalade para ver o Clube do meu coração jogar.

O jogo contra os nossos grandes rivais, o SOV prometia ser bem disputado. Servia também como uma espécie de tira-teimas após a nossa 1ª vitória por expressivos 3-0 para a Super-Taça e derrota por 0-1 para o Campeonato.
O Cosmos alinhou com João Melo; Moura, RB e Pires; Manel Pinto, Ricardo Silva e Luís, Filipe na direita e Aragão (Cap.) na esquerda; Roxa e Miguel Matos.

O jogo começou com muita luta e equiíbrio entre as duas formações e a 1ª ocasião foi mesmo do SOV que obrigou João Melo a por em evidência os seus dotes defendendo para canto numa noite em que se viria a tornar a grande figura. Pouco tempo depois a resposta veio através de um remate de Luís a passar muito perto do poste direito do GR SOVeano.
Até que aos 20 mins se dá uma grande jogada no flanco direito e o cruzamento (de quem?) vai direitinho para a cabeça de Miguel Matos que assim só teve de escolher o lado para marcar! Golo de belo efeito, que se não fosse concluído pelo possante dianteiro Cósmico, estaria Roxa para finalizar.

Mas a festa nem sequer durou um minuto, pois a sorte de uns contrastou com o azar de outros, vendo assim o Cosmos consentir um golo estranho após uma jogada que acaba com joão Melo a querer cutar a bola "in extremis" ams esta a bater em Pires e a alojar-se na nossa baliza. O 1-1 vinha, diga-se de passagem, com justiça.

E com um jogo de luta se chegou ao intervalo, dando no entanto a ideia de um Cosmos mais mandão no jogo.

Apreensão ao intervalo. O jogo não estava nada fácil!

Com o intervalo vieram três substituições de uma só assentada; Saíram o Capitão Aragão, Filipe e Moura para as entradas de Domingos, Fred e Horta. Zaruto decidia assim refrescar um pouco as ideias e apostar mais no ataque, passando o assim bravo e voluntarioso Manel Pinto (passando também a Capitão) para a defesa.
O jogo manteve o mesmo figurino. Muita luta de parte a parte com as duas equipas a lutar pela passagem à eliminatória seguinte. Até que aos 7 mins do 2º tempo, Sá Pinto, até agora o grande dinamizador e dor de cabeça do SOV inventa um golo em que só ele acreditava e que põe o adversário em vantagem! (Ricardo provou que em vez de estar no CIF, tinha toda a categoria para Capitanear o Sporting. Mas isso já é outra conversa....).
O golo afectou um pouco o Cosmos, que permitiu algum controlo do SOV na partida. No entanto, a força anímica do Cosmos não se perdeu, e nunca baixando os braços, a reacção fez-se sentir. Horta que entrou muito bem faz uma excelente desmarcação de cabeça para Fred que... encontra o poste no caminho! Os Gigantes Cósmicos mostravam que não queriam ficar pelo caminho num dos objectivos da época, e a força do querer foi mais forte do que a defesa contrária, que não conseguiu resistir a uma arrancada de Horta pela esquerda que mesmo pressionado por um opositor, consegue oferecer o golo do empate a Fred através de um cruzamento rasteiro onde o melhor marcador do Cosmos conseguiu, muito bem, escapar à marcação adversária e empurrar para o fundo das redes.
Já com Ricardo Silva em campo, Domingos que entrou bem na partida proporcionou algumas boas jogadas pelo seu flanco direito, mas coube ao SOV a última grande oportunidade do encontro, obrigando João Melo (que mal sabiam eles que estava pronto a brilhar) a fazer uma boa defesa. Tempo ainda para RB galgar kms para vir fazer uma grande dobra para canto e para Peres afastar de cabeça um livre perigoso.
Chegávamos assim ao fim dos 70mins com um empate a duas bolas. Seguia-se a lotaria dos penaltys.... Desde já peço desculpa ao Roxa por ter sido o único jogador a quem não consegui filmar a grande penalidade (e ao Capitão do SOV Pedro Xavier).... 1ª Grande Penalidade SOV: Rebelo atira por cima; Cosmos-2 SOV-2
1ª Grande Penalidade Cosmos: Horta atira para a defesa; Cosmos-2 SOV-2
2ª Grande Penalidade SOV Pedro Xavier marca; Cosmos-2 SOV-3
2ª Grande Penalidade Cosmos: Filipe marca; Cosmos-3 SOV-3
3ª Grande Penalidade SOV: Sá Pinto marca; Cosmos-3 SOV-4
3ª Grande Penalidade Cosmos: Fred marca; Cosmos-4 SOV-4
4ª Grande Penalidade SOV: Nº7 marca; Cosmos-4 SOV-5
4ª Grande Penalidade Cosmos: Luís marca; Cosmos-5 SOV-5
5ª Grande Penalidade SOV: Nº16 marca; Cosmos-5 SOV-6
5ª Grande Penalidade Cosmos: Manel marca; Cosmos-6 SOV-6
6ª Grande Penalidade SOV: Sandro marca; Cosmos-6 SOV-7
6ª Grande Penalidade Cosmos:
Roxa concretiza categoricamente e mantém o Cosmos na corrida! Cosmos-7 SOV-7
P.S.(Uma vez mais as minhas desculpas)
7ª Grande Penalidade SOV:
Nº14 atira para a defesa de João Melo; Cosmos-7 SOV-7
7ª Grande Penalidade Cosmos:
Domingos perde a hipótese de ser o heroi do jogo e atira para a defesa: Cosmos-7 SOV-7
8ª Grande Penalidade SOV
Nº14 marca; Cosmos-7 SOV-8
8ª Grande Penalidade Cosmos:
Pires marca; Cosmos-8 SOV-8
9ª Grande Penalidade SOV:
Nº24 atira para a defesa de João Melo!; Cosmos-8 SOV-8
9ª Grande Penalidade Cosmos:
Peres, com a oportunidade de arrumar a eliminatória, engana totalmente o GR, mas a bola sai ao lado.... Cosmos-8 SOV-8
10ª Grande Penalidade SOV:
Nº11 marca; Cosmos-8 SOV-9
10ª Grande Penalidade Cosmos:
RB, enfrenta a pressão de marcar o seu 1º golo pelo Cosmos de olhos nos olhos. Resultado: GR para um lado bola para o outro! Golo do Cosmos! Cosmos-9 SOV-9
Entretanto, já todos os jogadores de campo tinham marcado. Era altura dos guarda redes se porem à prova um ao outro. A decisão poderia passar por eles...
11ª Grande Penalidade SOV:
Nº1 atira.... para a defesa de João Melo!!!! Cosmos-9 SOV-9....
11ª Grande Penalidade para o Cosmos:
João Melo marca irrepreensivelmente a respectiva penalidade e coloca os Cósmicos nas "meias" da Taça do CIF!!!
É caso para dizer "Gigante tomba-gigantes". E assim o Cosmos garante à última e penúltima eliminatória da competição!
Para terminar gostaria de dar os parabéns a toda a Equipa do Cosmos por mais uma grande vitória e pelo espírito de luta e coesão demonstrado. Naturalmente ao João Melo que foi o "Man of the match". E uma vez mais destacar o 1º golo de RB com a Camisola do Cosmos!

terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

DESCUBRA AS DIFERENÇAS

Jogo: Descubra as diferenças!!!

"Quem anda à chuva molha-se". O mesmo será dizer-se que "Quem joga no Cosmos arrisca-se a ser famoso".

É no Cosmos que quero jogar!

A semana que passou ficou marcada pela eminente transferência de Pedro Drummond Borges (carinhosamente conehcido por Roxa) para o 中國澳門足球代表隊 Macau FC. Um grupo de investidores do Four Seasons que há muito andavam em missão de espionagem ao Cosmos em busca de novos talentos que reforçassem aquele campeonato Asiático, aliciaram Roxa a mudar de Clube. O contrato proposto apresentava verbas astronómicas incomportáveis para o Cosmos. No entanto o jogador foi esclarecedor com as suas declarações "Conheço muito bem o 中國澳門足球代表隊 Macau FC. Aliás, quem não gostaria de jogar nesse colosso! Fazer dupla com o 大布柳 ou receber assistências do 阿色艾非! Agradeço imenso o tentador convite de 阿嘎柔塔 que está a fazer um magnífico tarblho no Clube, mas é no Cosmos que me sinto bem e é no Cosmos que quero jogar! Ganhámos a Super-Taça e temos um Campeonato e uma Taça para ganhar e eu quero fazer parte desse grupo fantástico em todos o momentos bonitos do Clube!" Realce-se o facto de Roxa apenas ter chegado ao Cosmos esta época pela mão de Binas, mas rapidamente ter aprendido a Mística Cosmica que torna esta Instituição diferente de todas as outras. O dirigente foi mesmo mais longe "A vontade do Atleta foi peremptória para sua permanência no Cosmos! Em privado ele já me tinha dito que não trocava os bitoques com ovo a cavalo da Dona Isabel por nada neste mundo!".

19ª Jornada do Campeonato do CIF

Cosmos-0 Tigres-0
E assim foi a 19ª jornada do Campeonato do CIF, um empate a zero para o Cosmos...
Apesar do bom momento do Cosmos, que ocupava (e ocupa) a liderança com 5 (agora com 3 ) pontos de vantagem sobre o SOV, e de a motivação ditar uma verdadeira "Caça ao Tigre", o jogo acabou por não ser brilhante por parte dos Cósmicos. No entanto, há que salientar o facto do constante anti-jogo e estratégia de "adormecimento do adversário" por parte dos Tigres ter resultado. Situação que condicionou e muito as nossas acções.

Alinhando com Pedro Vieira; Janeca, Moura e Bruno; Peres, Luís e Aragão; Domingos e Lourenço; Filipe e Fred, o Cosmos até começou bem a partida dando indícios de que queria resolver cedo o encontro. Numa jogada algo confusa, Fred acabou por não conseguir concluir o lance, o que não era tarefa fácil. Ainda nem o primeiro minuto estava decorrido.

Estava então pronta a ser posta em prática a táctica dos Tigres; a de não deixar jogar. Neste período de tentativa de "emolecimento" do jogo e de anulação dos desequilibradores dos Cósmicos, nota de destaque para uma excelente iniciativa individual de Luís que no remate rasteiro obrigou o GR contrário a desviar para canto e pouco depois um bom remate de pé esquerdo do Capitão Aragão, também ele resolvido pela defesa contrária.

Aos 19 mins da 1ª parte a defesa do Cosmos é apanhada em contra-pé pelo cínico ataque dos Tigres, que após conseguir desenvacilhar-se bem dos nosso defesas e facilitada com o escorregão de Bruno , acaba com um avançado adversário a cair na área de Pedro Vieira. O árbitro, perto do lance, nada assinalou.

Pouco depois, após uma grande jogada no flanco direito, o cruzamento foi direitinho para Filipe que, com tudo para fazer o 1º da tarde, faz o que não costuma fazer, falhar um golo de uma maneira incrível. Acontece aos melhores.... Foi pena, porque este lance viria a ter uma grande importância para o resto do encontro. Os Tigres deixariam a retranca e o jogo ficaria mais aberto, favorecendo naturalmente os Cósmicos.

Ainda antes do intervalo, tempo para dois lances de registo; o 1º talvez o mais espectacular do encontro. Moura, que anteriormente se evidenciara com a sua qualidade de remate, cobra um livre descaído para o lado esquerdo e ainda bem longe da baliza com um petardo fenomenal faz embater a bola exactamente na quina da barra e poste mais distante! Uma bomba inacreditável a fazer lembrar o internacional Brasileiro do Fenerbahçe Roberto Carlos, que merecia, sem dúvida, melhor sorte; e ainda uma perdida num cabeceamento perto do golo.

O intervalo chegava assim como uma máscara de oxigénio para os nossos adversários.

No reatar do segundo tempo deu-se mais um marco de grande importância, Manuel Ahrens Teixeira, o Jogador-Presidente do Cosmos regressa á competição após a grave lesão que afastou dos campos durante alguns meses. Bem vindo Manuel! Saíram Domingos e Bruno, entrando além do já referido, Maurício.

E como o regresso de Manuel poderia ter sido de sonho! Num remate muito bem executado a bola tira tinta ao poste esquerdo do GR Tigre, perdendo-se a hipótese de mais um golo para a galeria dos Hall of Fame desta temporada. Mais uma vez, a sorte aliada ao anti-jogo dos oponentes deixava os nosso jogadores à beira de um ataque de nervos.

Seguiram-se minutos de grande entrega e determinação por parte dos Cósmicos com diversas perdidas, entre elas um remate e Fred que desta vez bateu o GR mas.... embateu no poste. Começava a criar-se a ideia de que a bola não iria mesmo querer entrar na baliza. Era como se já estivesse escrito....

Já com António SP para o lugar de Aragão, deu-se uma pequena reacção do adversário com um contra-ataque resolvido com uma falta cirúrgica de Maurício e com a defesa da noite por parte de Pedro Vieira, que se agigantou a fazer a mancha quando se temia o pior... Pode se dizer que tivemos sorte neste lance, mas se de facto se comparasse a sorte de um e de outro conjunto, os Tigres goleavam!

O jogo acabou sob uma enorme, repito, enorme festa do adversário, que parecia que atingia o objectivo da época. Pena que haja equipas que se preocupem apenas com o pontinho, quando se viu que se tentassem jogar de igual para igual até poderiam criar situações de perigo como se viu, e poderiam assim colaborar para um maior espectáculo nas tardes de futebol no CIF.

Um pouco mais de sorte poderia ter tornado o Tigre... na presa.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

18ª Jornada do Campeonato do CIF

Independente-0 Cosmos-1 (0-1 Filipe)
Por motivos de força maior, e porque a vida é feita de compromissos e sobretudo de prioridades, não pude uma vez mais marcar presença numa jornada do Cosmos.
Além da vitória sobre o Independente e do empate entre dois rivais que deixa os Cósmicos com uma maior vantagem pontual (5 pontos), mas que mesmo assim não chega nem por sombras a ser confortável, houve um belo momento de confraternização do Plantel Cósmico. Acreditem que tive imensa pena de não poder estar presente e de aprender alguma coisa sobre ser Comissário de Bordo, pois pelo que ouvi dizer o almoço foi brutal e brutalmente alcoolizado. Isto apenas vem reforçar a ideia de que o Cosmos não é apenas um Clube, mas um grupo de amigos unido, e apesar da ressaca com que alguns terão ficado, a força para ganhar tomou ainda mais expressão, pelo que sábado, ante os Tigres procuraremos a 7ª vitória consecutiva.
Por isso, na minha ausência, aqui vai a crónica do nosso estimado Presidente, Manel A. Teixeira:
"
À ESPERA DA CRÓNICA DO MANEL
"
Além do desfecho da jornada ter sido muito agradável, o Cosmos mostrou uma vez mais que é um Clube a sério. Além de possuir um Organigrama altamente definido, de praticar um excelente futebol e de ter um grupo forte e coeso, este fim de semana pudemos chegar à conclusão de que também temos Claques! A Claque Ultra Cósmicos presidida pelo incontornável RB. Bem ao jeito de um verdadeiro Ultra, RB não se cansou de puxar pelos seus tifosi e de nunca deixar a garganta seca. Ao invés do tradicional Megafone, optou por usar o Balão de Whiskey. Diga-se de passagem, com grande sucesso!
Aqui fica uma pequena reportagem fotográfica do que se passou no Estádio Pinto Basto:

Em missão de espionagem, os pupilos de Zaruto assistiram ao empate entre SOV e Biqueiras a duas bolas. Sá Pinto ainda marcou, mas não foi o suficiente. No intervalo, Aragão serviu de Cheerleader para animar as bancadas.

RB mostrou que sentir o Comos não é apenas dentro de campo, evidenciando assim o seu lado Ultra-Cósmico.

Ainda não foi desta; milhares e milhares de adeptos, desiludidos pelo facto do Estádio Pinto Basto ainda só possuir apenas uma bancada, acabaram por ficar no exterior do estádio ouvindo o relato do jogo. Mesmo assim, a festa fez-se sentir, nomeadamente pelo Núcleo de Arruda dos Vinhos, que munidos de muito tintol até inventaram uma música para um dos jogadores mais acarinhados pelos adeptos "Deixa o avião, sê só nosso Aragão!!"

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

17ª Jornada do Campeonato do CIF

Cosmos-3 Purrianos-0
(1-0 Filipe, 2-0 Fred e 3-0 Miguel Matos)

Na ausência dos Repórteres de Campo, coube ao nosso Presidente fazer um resumo do que se passou em campo.

Contas feitas no fim da 1ª volta, o Cosmos termina em 1º lugar!

Equipa: João Melo, Janeca, RB e Pires Silva, Luí SP e Pedro D.Borges Aragão à direita e Filipe à esquerda Fred e Maurício
"Jogo sem História dominado do principio ao fim pelo Cosmos. Golos falhados por Filipe, Aragão e Maurício antes do 1º golo. Lance de Fred a isolar Maurício e Filipe ao mesmo tempo que conseguiu ser mais rápido do que o primeiro e à saída do keeper fez o 1º. 1-0 ao intervalo. Na segunda parte entraram Moura e Binas para lugar de Janeca e Maurício. Entrámos forte e a pressionar falhando vários golos até que aos 10 minutos da 2ª parte, depois de um canto, a bola fica a sobrar para Moura que com uma bela assistência proporciona ao Fred no um cabeceamento para o 2-0. Depois, já com Miguel e Zaruto em campo nos lugares de Filipe e Ricardo Silva, fizemos o 3-0 num lance que, literalmente, acabou com o jogo. Depois de um lançamento de João Melo, o guarda redes adversário, fora da sua área, e o Miguel Matos disputam a bola de cabeça. Daqui resultou golo e o guarda redes lesionado durante 7 minutos que não foram compensados no fim do jogo!! Era o fim da 1ª volta, Cosmos em primeiro!"

17ª Jornada - Cosmos 3-0 Purrianos

Se alguém quiser escrever a crónica deste jogo terá aqui um espaço reservado para isso. Lamentavelmente, a hora do jogo era obscena para um domingo... Parabéns pela vitória!

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

8avos Final da Taça do CIF

Pé-Leve-0 Cosmos-1
(0-1 Bernardo Moura 63’)
Dia Taça este sábado no CIF. Foi sob um desagradável frio de Carnaval que o Plantel Cósmico, na ausência do seu técnico Zaruto e sob orientação do ainda indisponível Manuel Ahrens Teixeira assegurou a passagem aos 4'os Final. Os Cósmicos entraram com Nuno Monteiro; Moura, RB e Pires; Peres, Luís SP e Aragão; Lourenço e Binas; Maurício e Cordovil.
Num jogo que era a “repetição” do encontro do fim de semana anterior, previa-se novamente um jogo bem disputado, com o aditivo de os jogadores “Pé-Levienses” acreditarem que em situação de 11 para 11 conseguiriam um desfecho favorável para as suas cores.
A "máquina" estava ainda a aquecer. Antevia-se um grande jogo.

De facto a história do jogo até podia ter sido bem diferente! Gi, o jogador mais inconformado do Pé-Leve, após uma excelente iniciativa em que passou por 2 adversários e com tudo para inaugurar o marcador dispara ao lado... Mas este lance não perturbou o Cosmos, na jogada seguinte, através de um cruzamento de Lourenço (hoje não marcou) a semear pânico na defesa oposta. RB, o golo ali tão perto....

O jogo estava muito, muito bem disputado! Na minha opinião terá sido talvez a melhor 1ª parte que vi nos últimos tempos! E de novo num cruzamento, desta feita pelo maestro do meio campo, Luís SP, Lourenço cabeceia fraco para a defesa do GR. Pouco depois, Luís, novamente desfere um remate de pé esquerdo ao lado.

Moura mostrou que estava com a apontaria afinada
Entrávamos num período de um óptimo futebol e após uma jogada de insistência, Luís, uma vez mais, consegue recuperar a bola quando parecia difícil de recuperar e obrigar a defesa a cortar a bola in extremis já perto da linha de golo! O sufoco acabou com um remate ao lado.
Estavam apenas decorridos 9mins de jogo quando Aragão após uma boa jogada disparou com selo de golo permitindo ao “redes” efectuar uma magnífica defesa para canto. A bola ia rumo ao ângulo.

Peres mostrou-se muito voluntarioso na acção defensiva a meio campo

O jogo estava de facto muito bom e no seguimento do canto, a bola sobra para RB que em situação previligiada remata à figura. Do outro lado havia Gi que se mostrava decidido a fazer mossa. Exemplo disso duas jogadas que obrigaram Pires e depois outro defensor a resolver cedendo canto. Estes dois lances coincidiram com uma maior pressão do adversário. Estavam decorridos 25mins de jogo. E sobre o maior controlo do Pé-Leve chegámos ao intervalo.

A dupla de avançados foi "vítima" do pouco espaço cedido pelos defesas contrários

No reatar do jogo “ficaram no balneário” Maurício, Binas e RB, entrando para os seus lugares Pignatelli, António e Janeca, respectivamente. Pouco depois do recomeço, uma boa combinação do ataque “Pé-Leveano” levada por um sprint do nº37, mas Peres, muito importante e voluntarioso no fecho do meio campo, faz uma excelente dobra, anulando assim o perigo. Pouco depois, os irmãos Souza Pinto tentaram visar a baliza mas sem sucesso. Estavam decorridos 14 mins da 2ª parte quando num grande lance, um avançado contrário se isolou perante a incredulidade da defesa que provavelmente esperava por um fora de jogo, corre quase meio campo, e quando se previa o pior, eis que Nuno Monteiro faz a defesa do dia!! Parecia golo certo, mas a frieza demonstrada neste lance foi notável! Pode-se dizer que a vitória do Cosmos começou no nosso guarda redes. Foi de facto um lance que mudou o rumo dos acontecimentos, pois entrámos numa fase de domínio do Pé-Leve que durante uns momentos deixou a equipa do Cosmos a “ver jogar”, tendo mesmo falhado mais um golo… Já com RB e Binas de volta ao campo, por troca com Pires e Cordovil, veio a reacção Cósmica; Aragão arranca pelo lado esquerdo, flecte para o centro e dispara para uma grande defesa! E foi quando já se esperava que o desfecho fosse para as grandes penalidades, num livre de muito longe (talvez 30metros!), Bernardo Moura desfere uma bomba que entra quase no ângulo da baliza!! GOLAÇO CÓSMICO que coincidiu entre a festa de uns e a desolação total de outros! Faltavam 7 mins para o fim da partida e o Cosmos adiantava-se no marcador...

Pires é um dos pilares desta equipa do Cosmos

E foi perante uma forte pressão final do Pé-Leve que o Cosmos seguiu, justamente, em frente na Taça. Acredito que, mesmo que fossemos a penaltys, estes apenas serviriam novamente para Nuno Monteiro, um dos heróis desta tarde, brilhar. Pode-se dizer que houve Taça, não “festa da Taça”. Esperam-nos agora os 4os Final da Taça.

Manuel Ahrens Teixeira, ainda recuperar da grave lesão sforida, esteve no comando da equipa substituindo assim Zaruto.

(Golo do Moura. Peço desculpa, mas devido ao equipamento existente e falta de luz foi complicado filmar em melhores condições)

Parabéns Cosmos!!!

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Projecção Cósmica

Aproveitando uma das folgas cedidas pelo ainda membro do nosso Plantel, o actual treinador do Sporting Paulo Bento, Liedson fez uma visita ao treino do Cosmos. Deslumbrado com tanta estrela junta, o baiano sonhou em algum dia poder vir a envergar a Camisola Cósmica. Como sonhar é legítimo, calmamente observou os seus ídolos e pacientemente aguardou que o treino acabasse para tentar a sua sorte e sacar um ou outro autógrafo para a sua colecção. Porém, longe estaria o brasileiro de imaginar, que um dos craques estivesse até disposto a tirar uma fotografia com ele. Inspirado com o que viu nesse treino, voltou para Alvalade e ensinou os seus companheiros como se ganhavam jogos, e o Sporting lá se reencontrou com as vitórias e ganhou ao Porto.

quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

16ª Jornada do Campeonato do CIF

Cosmos-2 Pé-Leve-0
(1-0 Lourenço Beirão da Veiga 57' e 2-0 Ricardo Aragão Pinto 58')

Foi numa fria mas bela manhã que o Cosmos conseguiu regressar ao posto pelo qual unicamente se interessa. Diga-se de passagem que pela sua determinação, querer e naturalmente, pelo futebol que pratica, o lugar onde merece estar; o 1ºLugar da tabela. À semelhança de outros encontros, Zaruto conseguiu transmitir aos seus pupilos a procura incessante do sucesso. E foi num sofrido mas bravo encontro que os Cósmicos somaram mais 3 pontos.

Alinhando com João Melo; Janeca, RB e Pires; Ricardo Silva, Luís Souza Pinto e Pedro D.Borges, Filipe e Lourenço nas alas; Horta e António Souza Pinto, cedo se percebeu que este Pé-Leve não iria ser "pêra doce", mesmo sendo uma equipa que não usa e abusa das marcações e que "deixa jogar".
O 1º sinal de perigo dos Astros do CIF só surgiu aos 9mins num cruzamento bem medido de Lourenço ao qual o GR contrário tira o pão da boca de Horta. Respondeu pouco depois o Pé-Leve num livre directo por cima da barra após falta de Janeca.
O jogo estava agora a um ritmo mais rápido, com os extremos Lourenço e Filipe a terem mais bolas no corredor para lançarem cruzamentos para a área, e a novo cruzamento de Lourenço, Pires esteve perto do 1º golo da partida. Pouco depois, uma boa combinação a meio campo resultou numa excelente abertura, mas António SP por pouco não dominou a bola, o que o deixaria numa situação muito priviligiada para facturar.... Mas dois mins volvidos, o Pé-Leve deu um ar da sua graça mostrando que estava ali para os 3 pts, vendo um cabeceamento seu interceptado perto da linha de golo.

Já se previa que uma vez mais, a tarefa do Cosmos não iria ser fácil

1min volvido, o lance que veio a revelar-se muito importante para o desenrolar da partida; o Guardião contrário defende uma bola já fora da área permitida e recebe ordem de expulsão quando faltava apenas alguns instantes para o intervalo.

! Luís SP ainda tinha colocado a bola habilmente dentro da baliza num belo chapéu, mas o juiz do encontro já tinha apitado. Francisco Nobre, que até ao momento estava a rubricar uma excelente mas ingrata missão de fechar o corredor onde Lourenço frequentemente metia a 5ª, foi o sacrificado, passando a a ser ele o defensor da baliza. Importa frisar que o fez com brilho.

O momento que ditou a expulsão do guardião do Pé-Leve

No seguimento da jogada, Horta remata por cima da trave. Chegou-se ao intervalo.
Com o reatar do encontro saíram António e Horta para o lugar de Binas e Fred. Mas a 1ª ocasião desta segunda parte coube ao Pé-Leve, que num remate a rasar o poste da baliza de João Melo quase inaugurava o marcador. Mas o susto entusiasmou o Cosmos e na jogada seguinte, Fred rematou violentamente à trave! A bola ainda bateu no chão, mas de onde estava não consegui perceber se de facto a bola entrou ou não.

Luís Souza Pinto, um verdadeiro jogador de equipa

No meio campo destacava-se a entrega do raçudo Pedro D.Borges, que não dava um lance como perdido, lutando até a exaustão para levar a equipa para a frente. Com a entrada de Aragão, que entretanto foi surpresa no banco pouco tempo antes do início do jogo, para o lugar de Ricardo Silva, O Cosmos entrava numa fase de maior pressão sobre o adversário, e numa boa jogada desenvolvida pelo lado esquerdo surge a 1ª oportunidade para Nobre brilhar com uma excelente mancha a negar o 1º do Cosmos. Pouco depois, num canto a bola sobra para RB que à meia volta desfere um remate por cima da barra e 2mins volvidos e muito bem lançado, Fred rematou a rasar o poste, deixando em desespero os Cósmicos que de fora assistiam ao sufoco que ia apertado o Pé-Leve. Adivinhava-se o golo do Cosmos, numa altura de jogo em que geralmente poucas equipas resistem ao seu caudal ofensivo.

Janeca apresenta uma condição física invejável

E foi com a entrada em campo da estrelinha que o Cosmos partiu para a vitória. Numa jogada rapidíssima do adversário, a bola é colocada nas costas da defesa e num dos raros momentos em que RB foi batido e por mérito do atacante, o remate sai.... milagrosamente ao lado!!

Estrelinha estarão vocês a perguntar. Essa mesma! Aquela que costuma acompanhar os grandes campeões! E foi isso que foram os jogadores nesta manhã! Uma vez mais, usando como tónico um susto, Lourenço, à segunda desfere um grande remate em trivela (que eu não consegui acompanhar ao nível do Mike) fazendo um golaço!! Estava lá dentro! Um golaço ao ângulo!! Aos 22mins da 2ª parte, o Cosmos finalmente estava em vantagem! Mas não era tudo, nem um minuto mais tarde, após uma grande desmarcação para Aragão e.... 2-0 para Cosmos!! estava dada a machadada final na força anímica do adversário. A partir de agora, muito dificilmente alguém nos tirava estes 3 preciosos e saborosos pontos!!

O mais difíil estava feito; o primeiro!

Lourenço parece dizer que se acustumou a marcar! Não fosse este o seu 3º jogo consecutivo a marcar

A partir daqui, e com o jogo já sentenciado, coube a Binas e António (entretanto já reentrado) desperdiçarem algumas boas ocasiões, tendo este último após notável trabalho a picar a bola por cima de um defesa deixar a bola bater no chão, perdendo-se assim a hipótese de um golo de classe. Tempo ainda para Nobre brilhar com duas boas intervenções.

É um facto que o Cosmos jogou uma parte em superioridade numérica, mas a verdade essa está bem longe da diferença de número de jogadores em campo. A união e vontade de vencer deste fantástico grupo são a chave para que possamos deixar a nossa marca em cada desafio e quem sabe na História do Clube.

http://www.youtube.com/watch?v=3fzfF29RiE0

sábado, 26 de janeiro de 2008

Derrota do SOV!!

Caríssimos Cósmicos,
Tomei conhecimento há minutos de que o nosso grande rival, o SOV, perdeu para o Campeonato! Significa isto que com o empenho que nos é habitual, amanhã temos fortes possibilidades de regressar ao posto que nos pertence, o 1º Lugar! Espera-se no entanto um difícil jogo ante o Pé-Leve.
FORÇA COSMOS!!!!

quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Nova contratação do Cosmos

É sabido que o Cosmos é um Clube que tem vindo a crescer. Além do nosso futebol ser talvez o melhor do CIF, gostamos também de estar um passo à frente no que diz respeito a infraestruturas. A prova disso é o trabalho efectuado pelo nosso Departamento de Prospecção, que conseguiu garantir já um reforço para a Época desportiva de 2043/2044. As palavras são do seu empresário, Miguel Cordovil Matos "Futuro ponta de lança do Sporting (em 2026) e do Cosmos (em 2043)".
O jovem atleta, o Tomás, é, curiosamente, filho do mesmo, que por coincidência não é nada mais nada menos do que um dos actuais Pontas de Lança do Plantel às ordens de Zaruto.
Saliente-se ainda o facto de a noção de "Bom gosto" ser já implantada desde os seus primeiros dias de vida pelos seus pais.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

15ª Jornada do Campeonato do CIF

COSMOS 3 - 0 Milionários (Peres; Miguel Matos e Lourenço)
Esta é a crónica de uma segunda parte. Quando cheguei ao terreno já o Cosmos ganhava por 1-0 com um golo de Peres. Pelo que me foi transmitido o Cosmos ganhava com alguma tranquilidade. Ao intervalo e com a equipa a ganhar, Zaruto fez entrar Miguel Matos e Luís SP para o lugar de Lourenço e mais um Cósmico cujo nome não registei. Com uma invulgar assistência nas bancadas o Cosmos entrou forte e raramente permitiu veleidades ao adversário. Foram várias as chances de golo falhadas entrecaladas com alguns lances de contra-ataque que nunca assustaram verdadeiramente a baliza do Cosmos. Entre essas chances falhadas destaco a de Maurício que com a bola controlada e em boa posição atirou fraco e à figura do guarda redes endinheirado, e um outro remate de Binas, que em corrida e em disputa com um defesa contrário consegue enquadrar-se com a baliza mas o pontapé sai com muita força e por cima do alvo. Pouco tempo depois Filipe rendia Maurício no ataque. Não demorou muito para o Cosmos deixar bem vincada a sua superioridade, desta vez na folha dos marcadores. Luís SP encontra Aragão que se desmarca muito bem mas falha na hora da concretização. O comissário tem de agradecer a Miguel Matos que estava no sítio certo e corrigiu o remate defeituoso fazendo assim o 2-0. O jogo parecia bem encaminhado para os homens equipados de..."cor de vinho" mas que mesmo assim continuaram a criar o pânico na defesa adversária. Exemplo disso foi o espectacular remate de Luís SP que fez estremecer a barra da baliza dos Milionários. Grande remate que apesar da deficiente focagem do vídeo se consegue ver (e apreciar! De facto, um momento que merecia melhor sorte. Mais uns minutos volvidos e o recém entrado Lourenço, de volta ao jogo para fazer descansar o capitão Aragão, encontra espaço para correr e fuzilar as redes opositoras. Um bom golo deste lateral/extremo que parece que encontrou a sua veia goleadora nas duas últimas jornadas. Mais 21 golos e iguala o actual registo do colega C.Ronaldo. A crónica acaba aqui pois não me lembro de nada que se tenha passado depois disto. Gostava apenas de explicar que a má focagem em vários lances se deve à pobre iluminação do recinto para estes efeitos. Aliás, tanto o excesso de luminosidade com a falta dela dificultam a captura de imagens em condições. Não sei se vou poder ir ao próximo porque sou trabalhador agora e de vez em quando calham-me os fins de semana. Parabéns pela vitória e espero que a repitam contra o Pé Leve!